domingo, 7 de julho de 2013

HOMENS - VAIDADE MASCULINA

Hoje os homens se preocupam tanto quanto as mulheres com sua beleza, bem-estar e qualidade de vida.
Antigamente os homens se contentavam em fazer a barba e cortar o cabelo para ficarem com uma boa aparência. Mas os tempos mudaram e eles agora também se esmeram nos cuidados com o corpo e a pele. Hoje em dia eles malham, cuidam da alimentação, fazem tratamentos estéticos e utilizam cosméticos.
 


É comum encontrar homens nos salões de beleza cuidando das unhas, pintando e hidratando as madeixas, recebendo massagens, fazendo limpeza de pele e até mesmo se depilando, prática que até bem pouco tempo era exclusiva das mulheres e dos atletas - nadadores, corredores, ciclistas -, para conseguir ganhar centésimos de segundos em velocidade.

Mas a que se deve essa mudança de comportamento? Para a psicóloga Kátia Horpaczky*, são vários os fatores que desencadearam tal transformação. A primeira delas é a diminuição do preconceito com relação aos cuidados do homem com seu bem-estar. "Ele está passando por uma fase de transição e se permitindo ser mais sensível", diz ela.

Além disso, a preocupação com a qualidade de vida vem crescendo cada dia mais nas últimas duas décadas e os cuidados com a saúde e o corpo são parte fundamental dessa filosofia de vida.

"A boa aparência e o desempenho físico são tão valorizados atualmente que trazem até mesmo ganhos no ambiente corporativo ", afirma Kátia. Ou seja, ser vaidoso ajuda a melhorar não só a vida pessoal, mas também a profissional.

Kátia diz que as mulheres de hoje já provaram e aprovaram esse "novo homem", até porque eles as incentivam a se cuidar mais. "Elas podem aprender a desfrutar mais de um homem assim deixando o preconceito de lado, pois os homens já provaram que a crença de que somente os broncos e os desarrumados são viris é uma grande bobagem".

Para ela, não existe vaidade excessiva. "Vaidade tem a ver com qualidade de vida e bem-estar. O limite é se sentir bem , estar em paz com seu corpo e sua mente." Homens, cuidem-se!


Fonte: Kátia Horpaczky é psicóloga clínica e organizacional, psicoterapeuta sexual, de família e casal. Especialista em workshops vivenciais e jogos organizacionais. Arte-terapeuta, practitioner em N.L.P. pelo Southern Institute of N.L.P. e pela Society of Neuro Linguistic Programming. Treinada com a metodologia de Out Door Training pela Dinsmore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário