quarta-feira, 3 de julho de 2013

HOMENS - VASECTOMIA, QUANDO FAZER?

Simples, rápida e eficiente, a vasectomia é um dos métodos contraceptivos cada vez mais utilizados no mundo todo.
 
A cirurgia nada mais é que a interrupção de um pequeno duto (canal deferente) que serve única e exclusivamente para transportar os espermatozóides – produzidos nos testículos – até se juntarem aos demais componentes do sêmen, próximo à próstata e às vesículas seminais. “A vasectomia não compromete a potência sexual, nem tampouco aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de próstata, como chegou a ser veiculado há alguns anos”, afirma o urologista José Carlos Truzzi, médico responsável pelo setor de Urologia do Fleury.
 
 
 
A rapidez está entre as maiores vantagens da técnica. A cirurgia dura de 20 a 30 minutos e pode ser realizada em hospital-dia, sem necessidade de internação. Segundo o urologista Adalberto Andriolo, cirurgião que opera no Fleury Hospital-Dia, outro ponto positivo é a eficácia: “É um método definitivo, com chance mínima de retorno à fertilidade espontânea sem a realização de outro procedimento cirúrgico”. A terceira vantagem, de acordo com Andriolo, é o pós-operatório. “A volta às atividades cotidianas é quase imediata, e com pouca necessidade de uso de medicações e baixíssimos riscos de complicações”, afirma.
 
É recomendada abstinência sexual por até cinco dias e contra-indicado o esforço físico por sete dias. “Normalmente, os homens optam por fazer a cirurgia às sextas-feiras, e, na segunda, voltam às atividades profissionais, consideradas as restrições de esforços físicos”, observa Truzzi. Após a cirurgia, deve ser realizado um exame (espermograma) para confirmar a ausência de espermatozóides no esperma, que continuará sendo produzido e ejaculado normalmente. São necessárias, em média, 20 ejaculações para eliminar os espermatozóides que restaram da interrupção, embora esse valor sofra variação de indivíduo para indivíduo. Nesse período, é indicado fazer uso de outro método contraceptivo.
 
Dependendo do caso, a vasectomia é reversível. Apesar disso, os especialistas indicam que o homem só deve fazer a cirurgia se já estiver plenamente decidido a não ter mais filhos. A legislação brasileira define que ele precisa ter mais de 25 anos, dois filhos e o consentimento da esposa.
 
Uma medida preventiva, no caso de uma futura mudança de planos, é utilizar os bancos de sêmen.
 
“São uma segurança a mais para o vasectomizado, porque esses espermatozóides férteis serão congelados por um período indeterminado”, explica Elvio Tognotti, diretor-presidente do Projeto Alfa, banco de sêmen localizado em São Paulo. Segundo Tognotti, o primeiro passo é uma indicação médica, comprovando que fará a vasectomia e deseja congelar sêmen. Em seguida, serão realizados exames de sangue para saber se não é portador de doença infecciosa. Normalmente, o paciente vai três vezes ao laboratório para coletar amostras. Depois disso, é preciso pagar uma taxa inicial para congelar, e outra para manutenção, a cada seis meses. “Esse sêmen congelado pode ser usado para fazer inseminação artificial, que é um procedimento muito mais simples e barato do que o bebê de proveta, por exemplo”, destaca Tognotti.
 

Simples e eficaz

Entenda como funciona o procedimento de vasectomia:
  • O canal
    O duto, ou canal deferente, tem a função de transportar os espermatozóides. É um pouco maior que um vaso sangüíneo.
  • A técnica
    Durante a vasectomia o duto é isolado. A técnica consiste em retirar um pequeno segmento de cerca de 1 centímetro. Em seguida, os dois cotos são amarrados cirurgicamente, desalinhados e separados.
  • Sêmen
    Os espermatozóides e o fluído que os carrega representam menos que 5% do volume total de sêmen ejaculado. Por isso, nenhuma diferença será percebida pelo homem que fizer vasectomia.
Fontes: Dr. José Carlos Truzzi, urologista e médico responsável pelo setor de Urologia do Fleury e Dr. Elvio Tognotti, diretor-presidente do Projeto Alfa, banco de sêmen.
       
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário