sábado, 20 de julho de 2013

SAÚDE INFANTIL - PRIMEIRA VIAGEM DO BEBÊ

Aprenda a preparar a primeira viagem do bebê

Saiba como arrumar a mala e quais cuidados tomar na hora de escolher um hotel.


© Dreamstime

Nada melhor que alguns dias de folga para viajar. Mas sair de casa com um bebê pode ser um desafio se você não se preparar corretamente.

Antes de cair na estrada, o ideal é tomar alguns cuidados para não ser pega desprevenida. Confira algumas dicas.

O destino

O primeiro fator que deve ser levado em consideração é o destino da viagem. Tenha em mãos informações sobre o clima do local e se há muitos mosquitos. “Pense em como combatê-los”, avisa Viviane Paulucci, da consultoria Baby Planners, de São Paulo. “Pergunte para o médico que tipo de repelente usar.” Isso pode evitar que o seu filho vire alvo de pernilongos durante a viagem.
Quanto ao clima, também vale uma pesquisa cuidadosa – não apenas quanto a frio ou calor, mas também em relação às temporadas de chuvas.

Escolha do hotel

O conforto do casal não é a única coisa a ser avaliada na acomodação. Pense no que é oferecido ao bebê. “É importante saber se tem estrutura, como banheirinha, berço, roupa de cama, chuveirinho”, lista Viviane.

Não se esqueça de conferir onde você pode esquentar a mamadeira, e qual o horário de funcionamento desses lugares.

Saúde do bebê

Um ponto importante é saber as opções de saúde da cidade. Pesquise os hospitais que atendem o seu plano de saúde. É importante saber aonde ir em casos de emergência.

“Leve uma cópia da caderneta de vacinação atualizada, da certidão de nascimento e confira a necessidade de tomar alguma vacina de acordo com o destino”, orienta a consultora.

Meio de transporte

Alguns cuidados especiais durante o deslocamento podem deixar a viagem mais agradável. Na hora de decolar com o avião, ou descer a serra com o carro, procure dar uma chupeta ou mamadeira para o pequeno. “Isso ajuda a equilibrar a pressão nos ouvidos e evita desconfortos do bebê”, orienta Viviane.
Na estrada, uma sugestão é fazer paradas, a cada duas ou três horas, para descansar e amamentar.  Se estiver em um avião, escolha a cadeira do corredor – ela dá mais liberdade para sair com o bebê.

Na mala

As roupas que o seu filho vai usar são as mesmas que você costumar colocar em casa. O problema é esquecer alguns detalhes.

A dica é fazer uma lista de tudo o que você precisa levar uma semana antes de fazer a mala. Pelo menos uma vez por dia, confira a lista e veja se não precisa acrescentar nada. “Na medida em que você vai tendo a rotina, vai lembrando tudo o que é necessário”, conta a consultora.

Sempre por perto

Algumas coisas podem servir como curingas durante a viagem. Lenços umedecidos precisam estar sempre próximos. Distrair o bebê também é fundamental. Separe músicas e brinquedos para usar durante o trajeto. Um canguru e um carrinho leve são boas opções para carregá-lo enquanto passeia.

Seguindo essas dicas, sua viagem tem tudo para ser agradável e segura. Mas antes de embarcar, não se esqueça de falar com o médico. Ele conhece a saúde da criança e pode dar orientações importantes. Depois disso, é só curtir a viagem.

Fonte: Meu Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário