segunda-feira, 8 de julho de 2013

UM GRANDE PASSO PARA A SAÚDE

Saiba como escolher calçados visando a saúde, o bem-estar e um bom desempenho no esporte.
 
Na loja, são tantas as ofertas de calçados que a compra vira um dilema. E o pior é que nem sempre levamos para casa o modelo mais adequado. O design, a beleza ou o preço são os critérios que de fato contam. Só que isso pode gerar muitos problemas à saúde - e, conseqüentemente, ao seu bolso. "O tênis inadequado gera as mais diversas lesões, desde torções a tendinites", avisa Cláudio Pavanelli, fisiologista da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.
 

Quais os quesitos de um calçado de primeira? Em primeiro lugar, o conforto. E aí só mesmo calçando o dito-cujo e dando alguns passos com ele para senti-lo melhor. "Só que num primeiro momento nem sempre dá para notar algum incômodo. Fora que é difícil perceber se o tênis joga o pé para os lados, o que também causa complicações", ressalta Eliane Fátima Manfio, consultora técnica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), que fica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Nesse caso, quando as dores aparecerem, pode já ser tarde.

Como evitar que essa e outras encrencas peguem no seu pé? Basta tomar cuidados simples. Um deles é bater a sola contra o chão. Se fizer muito barulho, é sinal de que o amortecimento não é dos melhores. Dedos apertados também são sinônimo de problema. Portanto, foque o conforto. Se eles se atritam com o bico, parta para outro modelo. "Conhecer o seu pé é fundamental", completa Arnaldo José Hernandez, ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. "Procure identificar o tipo de sua pisada. Atualmente, existem modelos específicos para os pronadores (que pisam para dentro), os supinadores (cuja pisada é para fora) e os neutros.

Falando em personalização, vá atrás do tênis adequado às suas atividades. Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer ao adquirir um calçado é não pensar na sua futura função. "Ele deve ser adequado à prática esportiva", adverte Pavanelli. Por exemplo, de nada adianta comprar uma moderníssima chuteira se você pretende utilizá-la para jogar basquete

Selo de garantia
Instituições como o IBTeC emitem certificados de qualidade para os calçados que passam por uma bateria de testes. "O consumidor brasileiro está muito mal protegido", explica Aluísio Otávio Vargas Ávila, educador físico da Universidade do Estado de Santa Catarina e do IBTeC. "Por isso, recomendamos modelos que tenham esses selos." Geralmente, os produtos que contam com essa garantia fazem questão de exibi-la, seja na palmilha, na etiqueta ou até mesmo na caixa.

De resto, aposte em marcas confiáveis e respeitadas no mercado. E nunca - mas nunca mesmo! - compre calçados falsificados. Além de não possuírem tecnologia capaz de amortecer o impacto, eles ainda contêm materiais tóxicos com potencial para doenças.
 
Fonte: Cláudio Pavanelli, fisiologista da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário