domingo, 28 de julho de 2013

BURSITE - CAUSAS E SINTOMAS

Muitas vezes, alguns movimentos que consideramos simples, como pentear os cabelos, dar a mão para cumprimentar algum conhecido, atividades do lar ou digitar usando o teclado do computador se tornam incômodos e mais difíceis por causa da dor que despertam. Nem sempre essa dor que tanto incomoda é apenas um mau jeito, pode ser bursite, uma doença que precisa de atenção e tratamento.
 
 
Entre as articulações existe uma espécie de bolsa, chamada bursa, que contém um líquido e funciona como um amortecedor, evitando que haja o atrito dos ossos com o que está em volta, facilitando o movimento. A bursite é a inflamação da bursa e os locais mais atingidos são:
  • Ombros;
  • Joelhos;
  • Cotovelos;
  • Quadril.
As pessoas que mais sofrem com a bursite são as que praticam esportes, pois as suas articulações estão em constante movimentação, além disso, também sofrem as pessoas que fazem movimentos repetitivos, como quem digita muito ou trabalha em máquinas que fazem sempre o mesmo movimento.
 
Os principais sintomas da bursite são:
  •  Dor nas articulações;
  •  Sensibilidade ao pressionar a região dolorida;
  •  Sentir rigidez e dor na articulação afetada;
  •  Inchaço,  calor ou vermelhidão na articulação.
As causas para a formação da bursite podem ser diversas, como traumatismos, infecções, lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite e gota, em alguns casos não é possível identificar a causa, mas é preciso tomar cuidado como diagnóstico para não confundir com outras doenças que causam dor, por isso somente o especialista pode diagnosticar a bursite.
 
O tratamento da bursite costuma ser feito com medicamentos antiinflamatórios, fisioterapia e, se a causa for infecção, feito com antibióticos. Essa doença pode ser aguda, quando acontece apenas uma vez ou se tornar crônica precisando de outros tratamentos, mas somente o médico pode diagnosticar e indicar.
 
A melhor forma de combater a bursite é com a prevenção, por isso pratique exercícios físicos simples, sem grandes esforços e sempre com o acompanhamento de um profissional como um “personal trainer”.
 
Ao primeiro sinal de dor nas articulações fique atento e, caso persista, procure um médico para que ele indique o tratamento correto.
 
Para quem quer levar a vida sem dores.
 
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário