domingo, 28 de julho de 2013

EXERCÍCIOS PARA CADA IDADE

Qual o exercício mais indicado para cada idade?

Durante a infância estamos sempre em movimento, seja praticando esportes ou brincando com os amigos, e toda essa agitação contribui para manter o metabolismo acelerado, queimando toda a energia do corpo, principalmente as calorias. Isso é possível porque nessa faixa etária o corpo está a todo vapor para aguentar essa agitação e os impactos constantes da vida agitada das crianças.
Para muitas pessoas, a prática de exercícios físicos continua fazendo parte da sua rotina, pois desejam levar uma vida saudável e manter a forma. Com o passar do tempo, o corpo tem necessidades e desgastes físicos diferentes, por exemplo, a condição física de uma pessoa de 20 anos é diferente de uma de 40, por isso, antes de começar ou dar continuidade aos treinos, é preciso saber quais são os exercícios indicados para cada idade.

Exercício para cada idade topo  

  • Dos 20 aos 30 – Disposição total!
Nessa fase, os ligamentos e os músculos estão em total condição para praticar qualquer exercício, mas os mais indicados são os aeróbicos, como as corridas e caminhadas. Nessa idade os músculos são mais rígidos então para deixar o corpo em forma basta tonifica-los e queimar calorias, além de aumentar a capacidade cardiovascular.
  • Dos 30 aos 40 – Vá com calma!
Nessa faixa etária, a correria do dia a dia propicia a má alimentação, por isso as gorduras localizadas podem aumentar, principalmente no abdômen, portanto é fundamental que o treino seja regular aliado a uma boa alimentação. Nessa fase é preciso ir com calma na malhação, pois os riscos de lesões e dores musculares são maiores, por isso para evita-los faça alongamentos após os exercícios, em torno de 15 minutos. Isso ajudará também a impedir que as articulações percam a flexibilidade.
Os exercícios mais indicados são: Musculação, yoga, pilates, além das caminhadas que são ideais para qualquer idade.
  • Dos 40 aos 50 – Somente o necessário!
A partir dos 40 anos a perda de musculatura é maior, além disso, os ossos começam a ficar mais fracos. No caso das mulheres, a perda de massa óssea se intensifica devido à menopausa, que facilita o surgimento da osteoporose, doença que enfraquece os ossos.
Para diminuir a perda de massa muscular e fortalecer os ossos, o treino com musculação e exercícios localizados é o mais indicado.
  • Dos 50 em diante – Vamos dançar!
A mente e o bem estar físico são os pontos mais importantes a serem trabalhados nessa faixa etária. Para auxiliar nos afazeres do dia a dia, é fundamental que os exercícios sejam focados na força e na coordenação motora.
Os exercícios mais indicados para essa faixa de idade são: Hidroginástica, natação, caminhadas e a dança que também ajuda na socialização, pois nessa idade as pessoas costumam se sentir sozinhas.
 
O importante para quem vai praticar exercícios físicos é manter a regularidade e a disciplina, então escolha o que mais combina com o seu ritmo para não desistir. Antes de começar qualquer atividade física consulte seu médico e faça-a sempre acompanhado de um instrutor.
Para quem quer estar sempre em atividade.
 
Fonte: Onofre
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário