domingo, 7 de julho de 2013

CADA QUAL COM O SEU SILÊNCIO

Momentos silenciosos ajudam a manter a saúde das emoções. Entenda a importância de ficar consigo mesmo e aproveite as dicas para a conquista do silêncio interior.
Meditar, descansar, dedicar-se a uma atividade e até ouvir uma canção também são maneiras de procurar uma espécie de tesouro que tem se tornado cada vez mais raro: o silêncio interior.

 
Segundo a psicóloga Sandra Baccara, o silêncio é de importância fundamental na estruturação das nossas emoções. Muitas vezes, estar consigo é a única forma de encontrar calma, serenidade e de solucionar tanto questões relacionadas com as emoções quanto com as ações práticas do dia-a-dia.

"Em nossa própria companhia, silenciados, podemos nos observar melhor e partir mais calmamente na descoberta de quem realmente somos, embora a nossa sociedade dê cada vez mais importância para a assiduidade da nossa vida social", explica Sandra. "É necessário lembrar que o encontro com o outro parte do encontro consigo. Nesse processo, aprender olhar para si e silenciar as turbulências da mente é fundamental".

Do budismo ao cristianismo, passando por outras correntes religiosas - como o judaísmo e o hinduísmo -, as religiões também tendem a valorizar o silêncio e a comunhão consigo como forma de alimentar e fortalecer a alma.

Portanto, quando o assunto é a procura pelo autoconhecimento e a busca por bem-estar, felicidade e saúde emocional, ciência e religião parecem concordar sobre a necessidade dos momentos silenciosos.

Caminhos de quietude

Encontrar o silêncio interior, em meio a uma rotina tão atribulada, não é impossível. Até mesmo durante o dia você pode encontrar meios de usufruir momentos de quietude - sem prejudicar a execução de suas tarefas diárias.

 
  • Música - Ouça algum tipo de som - não importa o gênero - que ajude acalmar a sua mente. Surpreendentemente, a música também pode funcionar como instrumento para que o silêncio seja experimentado.
  •  
  • Aqui e agora - Mesmo em ações rotineiras (por exemplo, durante uma tarefa no trabalho), é possível tentar praticar o silêncio interior. A dica vem da lógica básica de todas as técnicas de meditação: estar presente.
     
    Tente se concentrar naquilo que estiver realizando, preocupando-se apenas com o aqui e o agora. Agir dessa maneira ajuda a dissipar o mar de pensamentos e ruídos criados pela nossa mente.
     
    Procurar por lugares silenciosos, dentro ou fora das grandes cidades, também é um interessante convite à contemplação e ao silêncio interior.
  •  
     
    Fonte: Dra Sandra Baccara é Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário