quarta-feira, 17 de julho de 2013

PICADAS DE ABELHAS - O QUE FAZER?

Picadas (ferroadas) de abelhas: quais são as consequências? Como se proteger?
 
 
Quais são as consequências das picadas (ferroadas) de abelhas?
As consequências das picadas (ferroadas) de abelhas dependem da quantidade delas, do local atingido, de a vítima ser ou não alérgica e do tipo de abelhas.
 
Um adulto normalmente pode tolerar até mais de mil picadas de abelhas, enquanto quinhentas poderão matar uma criança. No entanto, em pessoas alérgicas, uma única picada pode provocar a morte em virtude de uma reação anafilática grave, a qual necessita de cuidados médicos imediatos.
 
As abelhas possuem um ferrão na parte posterior do corpo, onde se localiza a glândula do veneno.
 
Este ferrão se instala na pele da vítima depois da picada. As picadas (ferroadas) de abelhas podem limitar-se à dor e ao edema ou levarem a complicações importantes e até fatais, em pessoas alérgicas.
 
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno. Se a pessoa não for alérgica, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver a melitina, causando uma maior vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas geralmente não apresenta maior gravidade.
 
Quais são os sintomas das picadas (ferroadas) de abelhas?
Em geral, quando a picada (ferroada) é única ou se forem poucas, apenas ocorrerão dor e inflamação local. Após sofrer múltiplas picadas, a pessoa pode apresentar mau funcionamento cardíaco e mesmo colapso circulatório.
 
Em pessoas alérgicas a picada de insetos as reações podem ser gravíssimas, colocando a vida em risco. A reação anafilática que pode causar é uma reação aguda e grave, que compromete todo o organismo e que é caracterizada por coceira, urticária generalizada, convulsões, vômitos, diarreias, cólicas abdominais e, o mais grave de tudo, eventual edema da glote e bloqueio da respiração. A morte, contudo, é raríssima.
 
O que fazer se você for picado por abelhas?
  1. Retirar o ferrão do animal, raspando a pele com uma lâmina, com muita delicadeza. Nunca use uma pinça ou mesmo as mãos, porque isso pode injetar o veneno residual das bolsas presas aos ferrões.
  2. Pressione o ferimento, para extrair o veneno.
  3. Faça compressa de água fria ou aplique gelo.
  4. Use analgésico para aliviar a dor. Também podem ser usados cremes de anti-histamínicos ou corticoides tópicos.
  5. Não há antídoto específico para o veneno das abelhas, por isso deve-se adotar os cuidados gerais.
  6. Se necessário, conduza a vítima ao médico.
  7. As pessoas que se sabem alérgicas devem sempre ter consigo comprimidos de anti-histamínicos e uma seringa já carregada com adrenalina, a qual bloqueia as reações anafiláticas ou alérgicas.
  8. Pessoas que tenham tido uma grande reação alérgica a uma picada de abelha podem ser submetidas a um processo de dessensibilização, que poderá evitar novas reações no futuro.
Como se proteger das picadas (ferroadas) de abelhas, se tiver de lidar com elas?
  • Usar roupas claras, porque as escuras atraem as abelhas.
  • Não usar produtos odoríficos, como perfumes, sabonetes, sprays, etc.
  • Evitar movimentos bruscos e excessivos nas proximidades das colmeias.
  • Não falar alto, porque as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
  • Evitar operar qualquer máquina barulhenta próximo à colmeia.
  • Prestar atenção ao zumbido característico de um enxame.
  • Ter cuidado ao entrar em locais que possam abrigar colmeias.
  • Observar se há abelhas entrando ou saindo do mesmo lugar.
  • Usar repelentes, se não for alérgico a eles.
  • Usar equipamentos adequados para lidar com abelhas.
Como evitar as picadas (ferroadas) de abelhas?
Como regra geral, mantenha-se afastado de todo enxame ou colmeia. Se encontrar alguma, afaste-se imediatamente. Não fique parado, mas não trate de sacudir-se ou afugentá-las, porque os movimentos rápidos e os sons agudos provocam as abelhas. Ao correr, proteja o rosto e os olhos. Refugie-se em um carro ou numa casa.
 
Ao ser atacado, se você não tiver um pano (lenço, toalha, etc.) para cobrir a cabeça, faça-o com a própria camisa. As eventuais picadas nas costas ou no peito que você levar, serão menos graves do que as que ocorreriam no rosto.
 
 
Fonte: abc.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário