quarta-feira, 24 de julho de 2013

SAÚDE FEMININA - CORAÇÃO

Adote três cuidados para evitar doença cardíaca

 
3 cuidados indispensáveis que as mulheres com mais de 50 anos devem adotar para preservar a saúde do coração: 
 

1. Alimentação

O consumo de alimentos industrializados, fast foods e gordura trans é o grande vilão do coração saudável. O aumento do mau colesterol (LDL) contribui muito para a obstrução dos vasos sanguíneos. Além disso, quem tem dificuldades em se alimentar de modo saudável e controlar o peso normalmente passa a apresentar um quadro de sobrepeso e obesidade, o que aumenta ainda mais os riscos de doenças cardíacas. Incluir mais frutas, legumes e verduras no cardápio diário e moderar o consumo de carnes, massas e frituras é uma boa pedida. 
 

2. Exercícios Físicos

Segundo o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, os exercícios físicos ajudam a diminuir consideravelmente a pressão sanguínea e a fortalecer o coração. Quanto mais forte é o músculo do coração, menor é seu esforço em bombear sangue para o corpo, diminuindo a pressão arterial. Gebara valoriza a atitude de se ter uma vida saudável. Segundo o médico, o entusiasmo da pessoa que inicia um processo de emagrecimento faz com que ela mude seu estilo de vida e incorpore atividades em seu dia-a-dia que também colaboram para diminuir a incidência de hipertensão e diabetes. 
 

3. Álcool e Cigarro

Estudos recentes mostram que a ingestão diária de uma ou duas taças de vinho tinto auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Mas o cardiologista Otávio Gebara adverte: "Quem tem dificuldade em controlar a ingestão de álcool deve se manter abstêmio. Afinal, o excesso de álcool pode ocasionar sérios problemas cardíacos, incluindo derrame cerebral". Com relação ao cigarro, é melhor adotar "tolerância zero". "A nicotina e o monóxido de carbono atingem o sistema cardiovascular, aumentando as chances de infarto", diz o médico. 
 
 
Fonte: Dr. Otávio Gebara, cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário