sexta-feira, 12 de julho de 2013

LIXO ELETRÔNICO - PENSE ANTES DE JOGAR FORA

O que fazer com o que não usamos mais?

  • Antes de jogar alguma coisa fora, converse com um adulto - será que o objeto não seria útil para alguém? Isso mesmo, doar algo que não se usa mais pode ajudar outras pessoas. Um computador, por exemplo, pode ajudar outra criança a estudar e fazer pesquisas para a escola. Se não for possível reutilizar, será possível reciclar - é o caso dos celulares. Com a reciclagem, as peças do celular são reaproveitadas em diversos outros produtos.
  • Pilhas e baterias de celulares usadas devem ser jogadas em locais especiais de coleta. Lojas de operadoras de celular, universidades e até algumas agências bancárias recolhem isso. Com a ajuda dos seus pais ou professores, você pode pesquisar na internet e encontrar para onde levar o lixo eletrônico.
  • Computadores fora de uso devem ser doados. Destine o esquipamento antigo para quem possa utilizá-lo ou para instituições sociais que trabalhem com inclusão digital. O que se tornou inútil para você pode fazer diferença para milhões de pessoas, em projetos específicos como o "Fábrica da Cidadania", da Rede CDI.
  • Há empresas que reaproveitam peças usadas para montar computadores menos potentes, que podem servir para quem não precisa de máquinas com grande poder de processamento. Comprar computadores reciclados (que têm preços mais baixos) pode ser uma boa opção para quem está começando um negócio.
  • Informe-se sobre empresas que fabricam eletrônicos e as operadoras de celular que recebem os aparelhos usados de volta. Além de facilitar o descarte, conhecer a responsabilidade que a empresa tem com o lixo que produz pode ser um bom motivo para escolher entre os produtos na hora da compra.

    Pense nisso!

  • Quase todos os equipamentos elétricos e eletrônicos jogados fora são lixo eletrônico. E isso inclui até mesmo alguns dos seus brinquedos e jogos.


    Nós produzimos 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. É tanta coisa que encheria uma fila de caminhões caçamba dando meia volta no nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário