domingo, 28 de julho de 2013

PRÓTESES DENTÁRIAS - SORRISO NATURAL

Próteses Dentárias: Deixe seu sorriso natural

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso cuidar dos dentes é uma forma de manter a nossa autoestima elevada; mas por vários motivos, conforme o tempo passa, os dentes podem cair, trazendo a necessidade de usar próteses, que são os substitutos dos dentes naturais e precisam de cuidados. 
As próteses, ou dentaduras, são utilizadas para substituir os dentes e podem ser fixas ou removíveis. A maioria das pessoas que utilizam as próteses é idosa e muitas vezes faltam informações sobre como cuidar de forma correta para que durem mais, pois costumam ser muito frágeis e apenas manusear de forma incorreta pode danifica-las.
Os cuidados com a prótese precisam ser diários para evitar que fiquem acumulados resíduos de alimentos e a formação da placa bacteriana, que podem mancha-la.
Veja algumas dicas para manter a sua prótese bem cuidada.
  • Higienização
Escovar a prótese com uma escova convencional pode não promover a limpeza necessária, por isso existem escovas que são desenvolvidas especialmente para elas, suas cerdas foram desenvolvidas de forma que a higienização seja completa, as curtas são para escovar a parte externa e os dentes, as longas para escovar a parte interna, pois nessa região o acesso é mais difícil se for com uma escova comum.
Procure fazer a escovação com produtos específicos, pois o creme dental comum é mais agressivo, além disso, existem produtos que podem auxiliar na higienização, que são os produtos efervescentes.
Não devemos esquecer a boca, afinal ela também precisa de cuidados, utilize uma escova macia para escovar as gengivas e faça bochechos com antissépticos bucais.
Quando for manusear a sua prótese procure fazê-lo sobre uma toalha ou recipiente com água, por ser muito frágil, se for manuseada com força ou cair, a prótese pode quebrar. Outro cuidado importante é não deixar a prótese secar, quando não for usá-la coloque-a em um recipiente com solução de limpeza (quando tirar não se esqueça de enxaguar) ou em água pura, nunca em água quente para não deformá-la.
Muitas pessoas se sentem constrangidas de dormir sem as próteses, mas esse procedimento não é recomendado, pois ao dormir a pessoa tende a pressioná-la apertando os dentes, desta forma a retenção e a estabilidade fica prejudicada, o ideal é removê-la e colocá-la assim que acordar.
No começo, as próteses podem não ficar ajustadas corretamente e precisarem de auxílio para fixar melhor, por isso o uso de fixadores pode ajudar nesse processo de adaptação ou até ao longo do uso, já que muitas pessoas podem ter dificuldade com a fixação da prótese. Lembrando que todo excesso pode ser prejudicial, por isso não exagere no uso dos produtos de fixação específicos.
Procure o seu dentista para tirar suas dúvidas e ser orientado a cerca dos procedimentos que deve seguir, pois com cuidados essenciais a prótese vai durar o tempo necessário para ser trocada ou readequada à sua boca, esse período somente o seu dentista poderá determinar.
Fonte: Onofre
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário