domingo, 28 de julho de 2013

MEDICAMENTOS - TEM VALIDADE?

Prazo de validade dos medicamentos: mantenha atenção e proteja a sua saúde.
 
É um costume, quase cultural, todos termos a nossa “farmácia particular” em casa, aqueles medicamentos que sempre precisamos como os antiácidos, antigripal, relaxantes musculares, analgésicos e etc. Sempre que surge uma dor ou um sintoma, vamos até ela para verificar se aquele remédio conhecido, o de sempre, está lá para aliviar o que estamos sentindo.

Geralmente a nossa “farmácia particular” acumula alguns medicamentos quando uns foram usados no último tratamento, outros tinham 30 comprimidos, mas foram usados apenas 20, xaropes e demais fármacos que usamos para aliviar um sintoma imediato, como a tosse, e, depois, nós não usamos mais.  



E está nesse hábito um erro muito grande. Alguns procedimentos podem interferir – e até diminuir – o prazo de validade estipulado pelo fabricante, por isso é preciso ser cuidadoso.

O prazo de validade dos medicamentos se refere ao período que garante a estabilidade dos ingredientes ativos que estão contidos na fórmula, além de serem levados em conta os processos de fabricação, armazenamento e o período entre a fabricação e o uso.

Outro fator preocupante, e que também está relacionado ao prazo de validade dos medicamentos, é a interação entre os ingredientes da fórmula, o fato é que tudo que possa alterar a fórmula de alguma maneira compromete a eficácia do medicamento.

Quando comercializados, todos os medicamentos contêm instruções de armazenamento e manuseio, isso porque qualquer mínimo dano pode interferir na fórmula original e o medicamento fica totalmente comprometido.

Então, em poucas palavras, o que significa o prazo de validade do medicamento?

De acordo com a ANVISA, é o tempo que o produto se mantém dentro dos limites especificados, ou seja, é o tempo que o produto ficará estável.

Porque medicamentos com embalagem violada não podem ser consumidos?

É simples, a embalagem é desenvolvida para proteger o medicamento, porém sem que haja qualquer interação entre o seu material e o medicamento. Quando a embalagem é violada, essa regra é quebrada, ou seja, os limites especificados já foram quebrados, o que já comprometeu o prazo de validade do produto.

É por esse motivo que os medicamentos de dose única não podem ser reaproveitados, por mais que estejam dentro do seu prazo de validade.

Quando abrimos uma embalagem de medicamento, o mesmo adquire características diferentes de quando ainda estava lacrado, então, automaticamente, o prazo de validade é diminuído, por alguns fatores:

Manuseio e armazenamento: Temperatura ideal, condições ideais e exposição;
Utilização: O uso foi feito corretamente? A embalagem ficou exposta em algum momento? 

O prazo de validade de um medicamento, após aberto, pode diminuir para horas, dias ou meses, depende de cada componente de sua fórmula. Não é possível determinar uma data para todos os medicamentos, o correto é observar a textura, cor e o cheiro dos medicamentos, se estes não foram alterados e se informar com um médico quanto ao seu prazo após a abertura.

Importante: Vale lembrar que a automedicação é uma atitude perigosa e medicamentos só podem ser receitados pelo médico. O prazo de validade dos medicamentos pode ser alterado devido a uma gama de fatores e o ideal é ficar atento a todos eles, para qualquer dúvida, deixe nos comentários, teremos prazer em responder.

Para quem não quer correr riscos quando se trata de saúde.


Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário