quarta-feira, 17 de julho de 2013

OUVIDOS - OTITE MÉDIA

Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
 
Será chamada de otite externa se acometer a região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo que termina numa membrana chamada tímpano.

Sua função é localizar a fonte sonora, amplificá-la e levá-la até a segunda região, a orelha média, onde se localiza a tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio, que estabelece ligação com a nariz. Na orelha média, o som é amplificado mais ainda, até atingir a orelha interna formada pela cóclea e os canais semicirculares (o labirinto). Infecção na orelha média é chamada de otite média.
 
 
Causas
A causa mais comum deste tipo de otite é a infecção por bactérias e fungos. Na maior parte das vezes, eles penetram através de lesões na pele que recobre a orelha externa provocadas por objetos (cotonetes, grampos, por exemplo), por atritos ao coçar ou secar o ouvido e pelo contato com água contaminada (mar, piscina, banhos). O contato frequente com a água pode facilitar a remoção da cera que serve de proteção para o canal auditivo. Por isso, a otite externa também é conhecida como otite dos nadadores.
 
Sintomas
Dor intensa e perda da audição. Em alguns casos, podem aparecer secreção e prurido.
 
Diagnóstico
É feito considerando os sintomas e por meio do exame otológico que permite visualizar o interior do ouvido.
 
Tratamento
O tratamento da otite externa inclui analgésicos. Antibióticos e antifúgicos são usados como medicação tópica (gotas). Calor local ajuda a aliviar a dor e, no caso de haver prurido, aspirar a secreção pode ser a conduta indicada.
 
Recomendações
* Não introduza objetos que possam ferir a pele para limpar ou coçar o ouvido;
* Enxugue a orelha com cuidado, usando uma toalha macia enrolada na ponta do dedo;
* Evite o uso de cotonetes. Eles podem retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo;
* Utilize protetores macios para evitar a entrada de água, quando nadar;
* Procure um otorrinolaringologista sempre que apresentar dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.


Fonte: Dr. Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário