sexta-feira, 19 de julho de 2013

JACA - RIQUÍSSIMA EM POTÁSSIO

Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz alguns benefícios para a saúde.
 
 
Por ser rica em potássio ajuda a reduzir a pressão arterial. É uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, tiamina, niacina, ferro, sódio, cálcio, fibras, fósforo, etc. Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite.
 
Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.  Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.
 
Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.
 
A jaca é consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para o preparo de várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geleias e pode ser consumida cozida. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente.
 
Dica saudável.
 
Para que o doce de jaca fique mais gostoso e bem molinho, só acrescente o açúcar depois que a jaca já estiver cozida.
 
As sementes de jaca podem ser comidas depois de cozidas. Para preparar os caroços de jaca, cozinhe em água e sal até ficarem moles.
 
Ao fazer doce de jaca, qualquer que seja a preparação do doce, é necessário juntar suco de limão à calda, 5 minutos antes de tirar do fogo.
 
Receita - Doce de Casca de Jaca
 
Receita muito boa para aproveitar as sobras. Coma sua jaca mas aproveite a casca. 2 xícaras de chá de casca de jaca, 3 xícaras de chá de açúcar, 3 xícaras de chá de água, canela em pau a gosto.
 
Lave a casca da jaca em água corrente com uma escovinha. Descasque a jaca, desprezando aquela parte verde pontiaguda, deixando somente a parte branca, cortando em cubinhos pequenos.
 
Faça uma calda com o açúcar, as 3 xícaras de água e a canela em pau. Acrescente a casca da jaca e cozinhe até apurar. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário