sábado, 20 de julho de 2013

SAÚDE INFANTIL - COMO ESCOLHER O PEDIATRA

Você sabe escolher o pediatra?

Tão importante quanto o seu obstetra, o pediatra do seu bebê deve ser escolhido com calma e paciência. Ele será o seu parceiro na hora de cuidar do desenvolvimento do pequeno, da saúde e do crescimento. Por isso, escolha bem e continue procurando até sentir que encontrou a pessoa certa para a tarefa.


No caminho, algumas pistas podem ajudar. Pedir indicação a outros pais ou rever a lista do convênio de saúde ir pode ajudar a encurtar o processo. É importante também atentar para outros detalhes, como a aparência do consultório médico, a disponibilidade na hora do atendimento, a atenção que ele dará a você e sua própria impressão pessoal. Tudo isso conta na hora de definir o profissional.

Quando começar

A decisão de escolher o médico que vai acompanhar grande parte da vida do seu filho deve ser tomada com tranquilidade. Por isso, comece a sua busca ainda durante a gravidez. Inclua essa tarefa na lista dos preparativos. Verifique também as referência: onde o médico se formou, especializações e anos de experiência. Quando se sentir um pouco mais confiante, leve o pai do bebê a uma consulta, para ouvir a opinião do seu companheiro.

O que perguntar

Para conhecer melhor o pediatra, é necessário fazer algumas perguntas para saber mais sobre ele. As respostas são tão importantes quando a forma como ele irá falar – o ideal é que você se sinta totalmente à vontade com ele para conversar sobre qualquer tema relacionado ao bebê. Fique atenta aos sentimentos que ele desperta em você: o instinto é muito importante neste momento.

Se o médico parecer apressado ou mesmo não quiser atendê-la, procure outro. O pediatra precisa ter paciência e ser atencioso. Preste atenção na aparência do consultório, que deve ser limpo, alegre, calmo e seguro. Atenção também às pessoas que trabalham com o pediatra – elas devem gostar de crianças. Observe também o interesse do pediatra no seu bebê, na sua gestação e se o estilo dele combina com as suas expectativas.

Na primeira consulta, alguns pontos devem ser abordados:

- A disponibilidade dele para emergências
- A conveniência dos dias e horários de atendimento
- A opinião do pediatra sobre alimentação, cuidados básicos e desenvolvimento infantil
- Ele é a favor da amamentação até o primeiro ano?
- É fácil de encontrá-lo fora do consultório? Ele irá dar o número do celular para você?
- O que fazer em caso de emergência e não conseguir falar com o pediatra? Quais os hospitais que ele indica para esse tipo de situação?
- Posso ligar para algumas perguntas que não exigem uma consulta? Essas ligações serão cobradas?
- Quanto tempo dura cada consulta? (o ideal é mais de 15 minutos)
- Ele poderá ajudar na hora de controlar certos comportamentos que os pais tenham dificuldade em lidar?
- Quais conselhos o pediatra daria para a mãe que trabalha fora?
- Pode indicar creches ou berçários para deixar o bebê?

Nunca é tarde para mudar

Mesmo depois da sua escolha, você pode se deparar com outro profissional que seja mais adequado para você. Se o hospital em que o parto será realizado indicar um pediatra, verifique se ele é realmente melhor. Marque uma consulta e faça as mesmas perguntas que fez para escolher o médico sozinha.

Caso o bebê já tenha nascido e você não esteja feliz com o seu pediatra, mude. O desenvolvimento da criança depende do trabalho d o seu médico e a sua confiança nele. Novamente, peça indicações e procure informações entre os hospitais e amigos. Quando a sua relação com o pediatra do seu filho for boa, você vai se sentir menos apreensiva e muito mais satisfeita em ver a criança crescer.

Fonte: Meu bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário