quarta-feira, 24 de julho de 2013

DEDIQUE-SE A TER UM HOBBY

Relaxar nas horas vagas traz equilíbrio, controle das emoções e afasta o estresse.

 
Um hobby faz mais do que deixar seu dia mais divertido. Passar algumas horas numa atividade leve e que traz relaxamento contribui para o seu equilíbrio físico e também para o controle das emoções.

"Um hobby praticado com regularidade, ou seja, pelo menos uma vez por semana, é um ótimo antídoto contra o estresse. A atividade funciona como um escape para as tensões e previne problemas sérios, como complicações cardiovasculares", explica Carlos Galvão, psiquiatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo. 



Mas não é só isso. A bomba-relógio conhecida por estresse, a cada dia, e associada a novos problemas de saúde. Dor de cabeça permanente, crises de enxaqueca, cansaço exagerado, gastrite e insônia são os desconfortos mais comuns na vida de um paciente que vive sob estresse, de acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos.  

Relaxar ajuda até a controlar o peso. Reservar alguns momentos para o seu passatempo preferido também contribui para desenvolver o senso de disciplina. "Enquanto relaxa os pensamentos, você melhora o convívio social, diminui a ansiedade e ganha mais gás para manter a rotina", afirma a psicóloga. "Chega a funcionar como um complemento à terapia".

Relaxar ajuda a perder peso

Os efeitos positivos ainda vão além e surpreendem até os especialistas, que andam entusiasmados com uma pesquisa recente da Academia Americana de Neurologia: os cientistas descobriram que as pessoas capazes de se manterem relaxadas têm 50% menos chances de desenvolver demência em comparação às pessoas com tendência a se estressar. 
O segredo para escolher uma atividade começa na descoberta dos seus verdadeiros interesses.
E - pode segurar o queixo! - relaxar ajuda até a controlar o peso. Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, acompanharam por dois anos o progresso de 225 mulheres com sobrepeso ou obesas e incentivou a prática de meditação entre elas. O grupo que seguiu as orientações teve mais sucesso e perdeu cerca de 2,5 quilos a mais do que a turma do estresse, sob a mesma dieta e a mesma intensidade de treino.

Ficou entusiasmado e não sabe por onde começar? O segredo para escolher uma atividade e não abandoná-la na semana seguinte começa descobrindo os seus verdadeiros interesses. "Muita gente faz escolhas pensando em agradar os outros e deixa de pensar em si mesmo. A alegria aparente, muitas vezes, esconde um estado de
estresse e irritação", afirma o psiquiatra de São Paulo. 

Como me dedicar a um hobby?

1- Pense na sua agenda: não adianta decidir surfar, se você não mora perto da praia ou não pode ir sempre para o litoral, por exemplo.

2- Respeite suas vontades: para manter o hobby, você precisa se identificar com ele. Não seja refém da escolha de outras pessoas por preguiça ou comodidade.

3- Trate o hobby como um compromisso: dividir seu tempo entre atividades pessoais e profissionais pode ser difícil no começo. Por isso, calcule quanto tempo você realmente pode se dedicar a um hobby e respeite este limite.

4- Experimente sem culpa: pode começar dançando, caminhando no parque ou fazendo uma leitura interessante. Mas mude de ideia sempre que sentir vontade, só não deixe de reservar um tempo para relaxar. 
 
 
Fontes: Dr. Carlos Galvão, psiquiatra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Marina Vasconcellos - psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário