terça-feira, 2 de julho de 2013

PERFUME OU FRAGÂNCIA?

Quem nunca sentiu um aroma e, ao mesmo momento, veio à tona uma lembrança de um momento especial ou de algo que marcou muito a sua vida?
Praticamente todas as coisas existentes no mundo têm o seu aroma especial, como as flores, por exemplo. São inúmeros tipos de espécies diferentes e cada uma possui o seu aroma particular.
 Perfumes
As fragrâncias podem despertar sentimentos, sensações e podem ser símbolo de sexualidade, sensualidade e sedução. Há muito tempo são usadas para a conquista entre homens e mulheres, até mesmo entre os animais existe a conquista através das fragrâncias.
Há muitas curiosidades a respeito do que um aroma pode despertar nos sentidos humanos e também animais, por isso a indústria investe cada dia mais em criar fragrâncias inéditas, que apresentem materiais diferenciados e produzam um resultado inesperado.
Toda a mistura que tenha a finalidade de perfumar, seja ela feita com óleos aromáticos, fixadores e etc, é chamada de perfume, porém todas essas “misturas” passam por uma classificação, que é baseada na concentração de essência que ela contém.
Quanto mais essência a mistura tem, mais duradouro e intenso é o aroma que ela exala.
  • Extrato de Perfume/ Perfume: Contém de 15 a 40% de essência, geralmente dura por até 24 horas. No Brasil não há nenhuma empresa que produza misturas com tamanho percentual de essência;
  • Eau de Parfum / Deo-Perfume: Contém de 10 a 15% de essência. Esse tipo é produzido no Brasil. Sua duração pode chegar a 12 horas;
  • Colônia/Eau de Toilette: Contém 5 a 10% de essência. Também é produzido no Brasil. Sua duração pode chegar a 8 horas;
  • Deo-Colônia/Água de Colônia: Contém de 3 a 5% de essência. Existem produções no Brasil, são conhecidas como “águas de colônia” e sua duração não ultrapassa 6 horas;
  • Splash/Body Splash: Contém de 1 a 3% de essência, geralmente são suaves e de uso diário. Sua duração é de 4 horas.
A absorção e fixação da fragrância dependem de cada tipo de pele e também como ela reage à mistura. Peles oleosas, se comparadas às peles secas, podem apresentar diferentes resultados, mesmo se tratando de uma mesma mistura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário