quarta-feira, 3 de julho de 2013

TERCEIRA IDADE - A VIDA EM SUA PLENITUDE

Viver bem, em qualquer etapa da vida, significa ter saúde, disposição e energia para conviver com amigos e familiares, sentindo-se útil dentro de uma comu­nidade e realizando atividades que forneçam prazer e realização.
 
 
Crianças precisam dos pais presentes e de estímulos para seu desenvolvimento físico e cognitivo; adolescentes precisam do grupo de ami­gos e de apoio para fazerem a transição entre o uni­verso infantil e o mundo adulto; e adultos precisam de uma rede social que permeie suas conquistas profissionais e pessoais. Com o passar dos anos, essas necessidades se transformam, mas não aca­bam; envelhecer bem significa envelhecer integra­do, ativo e com autonomia. E, para vivenciar esse amadurecimento de maneira mais colorida e plena, cuidados preventivos com o corpo e a mente são essenciais. “As atividades indicadas para um bom envelhecimento são aquelas que têm por objetivo a manutenção da autonomia do indivíduo, valori­zando a integração com a família e a sociedade. E isso é essencial até o último dia de nossas vidas”, aponta o geriatra Nelson Carvalhaes Neto, do Fleu­ry Medicina e Saúde.
 

Comunicação pela web

Nesse contexto, a internet pode ter um papel essen­cial. Ao facilitar a comunicação, diminuir as dis­tâncias e colocar a pessoa em contato com filhos e netos, além de amigos, novos e antigos, ela diminui a sensação de isolamento, que pode levar a um qua­dro depressivo, bastante comum nessa faixa etária. Até mesmo o estímulo intelectual, que a leitura de notícias e a pesquisa por informações que o com­putador permite, traz benefícios para a qualidade de vida, estimulando as funções cognitivas, que sofrem uma perda natural com o amadurecimento.
       
Outro recurso atraente são as universidades abertas para a terceira idade. Geralmente, oferecem cursos livres, com duração variada, e formam tur­mas somente com pessoas acima de 60 anos. É uma oportunidade para manter uma rede social própria e, ao mesmo tempo, despertar o interesse por novas áreas do conhecimento. Sem contar as viagens em grupo, também oferecidas por empresas especiali­zadas – em muitas, há programas de intercâmbio similares aos oferecidos para adolescentes.
 

Atividade física

Para ter disposição para tudo isso, no entanto, a prá­tica de atividades físicas é essencial. “A atividade física é uma das coisas mais importantes. Mesmo sendo responsável por prevenir doenças e promover a saúde em qualquer idade, é na maturidade que seus resultados são particularmente transformadores, causando um grande impacto no bem-estar”, expli­ca a fisioterapeuta Mônica Perracini, coordenadora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Uni­versidade Cidade de São Paulo (Unicid).
 
Podem ser caminhadas, atividades na água, como natação e hidroginástica, musculação na academia e dança de salão. Os ganhos vão desde a redução da gordura corporal e melhora do condicionamento cardiovascular até o fortalecimento da musculatura e dos ossos e o resgate da postura e do equilíbrio.        
 
Em meio a essa rotina integrada e ativa, é essen­cial não se esquecer do acompanhamento médico e da prevenção das disfunções que podem ocorrer com o envelhecimento, como problemas nutricio­nais e dificuldades com equilíbrio. “A grande inca­pacidade física sempre foi precedida de uma peque­na incapacidade negligenciada pela pessoa e pela família. Se esse déficit funcional for detectado com antecedência, é mais fácil reverter esse quadro”, explica o geriatra. Portanto, é muito importante procurar o médico ao menor sinal de que alguma coisa não está bem, em vez de achar que isso pode ser um sinal inevitável do envelhecimento – a me­dicina hoje tem recursos para permitir uma quali­dade de vida muito melhor do que no passado.
 
Fontes: Dr. Nelson Carvalhaes Neto, geriatra do Fleu­ry Medicina e Saúde e  Mônica Perracini, coordenadora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Uni­versidade Cidade de São Paulo (Unicid).
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário