domingo, 28 de julho de 2013

O CORPO HUMANO TAMBÉM ENVELHECE

O tempo passa para o corpo humano também

2013 já está no meio do ano, e já começamos a pensar em 2014, o que nos faz crer que o tempo está passando rápido demais, o tempo passa e muita coisa no nosso organismo muda. É fácil notarmos as ações do tempo por fora, como as primeiras rugas e linhas de expressão, mas e por dentro? Como vamos notar as ações do tempo sobre aquilo que não podemos ver?.
 
 
Uma coisa é fato, todos nós vamos envelhecer e envelhecer não significa ficar ultrapassado ou, no popular, ficar velho, mas sim que vamos vivendo mais e, com isso, o nosso corpo precisa ter todos os cuidados necessários para que continue “indo bem”. Precisamos dessa “manutenção” para que tudo dê certo e corra bem.
 
Por fora estamos enxergando, se algo não está bem com a nossa pele, unha ou cabelo, logo damos um jeito de tratar, o problema é que muitas vezes cuidamos somente da aparência externa, o que conseguimos ver, deixando a saúde de lado, mas não dá para ser sempre assim.
 
O envelhecimento do organismo é um processo gradativo e progressivo, com as informações e medidas corretas, conseguiremos driblar as ações do tempo e prolongar o nosso bem-estar.
  • Viver sem os lapsos de memória:
Dá para viver sem o famoso “branco” quando precisar lembrar aquela informação importante ou precisar daquele número de telefone que você decorou. Com o passar do tempo, o cérebro começa a diminuir lentamente e essa processo afeta a memória operacional – nossa capacidade de raciocinar, compreender e reter informações em curto prazo.
 
Pesquisas comprovaram que isso acontece com 65% das pessoas que têm um estilo de vida sedentário e uma alimentação má equilibrada, ou seja, além de ser o processo natural de envelhecimento, ele é potencializado por hábitos ruins de estilo de vida. Para quem adota uma vida equilibrada e balanceada, as chances diminuem em 70% e esse processo pode ser retardado, ou seja, mais tempo de saúde perfeita, por dentro e por fora sem lapsos de memória.
 
O mesmo acontece com demais órgãos do corpo, como os pulmões, por exemplo. Após os 35 anos, o envelhecimento dos pulmões acelera e a função pulmonar pode ficar comprometida.
  • Viver sem perder o ar:
Para prevenir e manter a boa saúde dos pulmões, consumir vitamina D e vitamina A são as fontes ideias, pois estas vitaminas têm como função melhorar as atividades pulmonares.
  • E o coração, como está?
O coração também entra na lista dos órgãos que sofrem as ações do tempo, com o passar do tempo ele vai perdendo a eficiência no bombeamento de sangue para o organismo. Fazer exercícios regularmente mantêm os músculos e artérias flexíveis, o que proporciona um melhor fluxo sanguíneo.
Inevitavelmente o tempo vai passar e nosso corpo vai envelhecer, mas cabe a nós decidirmos como vamos viver esse processo. Se nós queremos envelhecer com saúde ou não.
 
Cuidar do corpo vai além de usar cosméticos e produtos para tratar o exterior, mas sim manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada e exercícios físicos regulares que tratam de dentro para fora.
 
Para quem quer ver o tempo passar em boa forma.
 
Fonte: Onofre

DOR CIÁTICA - AÍ COMO DÓI!

Dor Ciática: Um problema mais comum do que se imagina

Assim como um resfriado ou um arranhão, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha sofrido, pelo menos uma vez, com dor nas costas ou incômodos nessa área. São poucos os que não conhecem o termo “dor ciática”, se não sofreram essa dor, ao menos ouviram falar dela.
 
 
A dor ciática é consequência de alguma lesão ou pressão localizada no nervo ciático e, geralmente, se caracteriza por dormência, pontadas e formigamentos. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, vai desde o quadril até o pé em cada uma das pernas.
 
Essa dor pode ser causada por:
  • Deslocamento de disco;
  • Lesão ou fratura pélvica;
  • Tumores;
  • Problemas na coluna.
 
Essa dor é mais comum em idosos justamente pelo tempo de vida, pois o tempo de vida condiz ao tempo de esforços da coluna e também do próprio nervo ciático. Com o passar do tempo as articulações e nervos vão se desgastando e perdendo a capacidade de absorver impactos, o que reflete diretamente na dor ciática. Umas das principais características da dor ciática é ser gradual, pode partir de uma leve pontada, evoluindo para uma dor forte e praticamente insuportável, além de piorar em algumas situações:
  • Depois de ficar em pé ou deitar;
  • Durante a noite;
  • Ao espirrar, tossir;
  • Durante exercícios físicos, ao se dobrar ou fazer caminhada.
Os exames para identificar se o problema é no nervo ciático são feitos de duas formas, os exames físicos feitos pelo médico durante a consulta e os exames laboratoriais.
 
Nos exames físicos o médico consulta:
  • Os movimentos como dobrar os pés e os joelhos, reflexos que são anormais ou ausentes e dor ao fazer movimentos como levantar a perna.
Os exames laboratoriais são:
  • Exame de sangue;
  • Raios-X;
  • Ressonância Magnética e demais exames que envolvam imagens.
Após os exames feitos e o problema constatado, o tratamento é aplicado, porém, em alguns casos, a recuperação acontece de forma espontânea. Quando a dor persiste o médico pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos – para os casos mais graves. Além de indicar a fisioterapia, reeducação postural, prática de atividade física e a perda de peso, para aqueles que estão acima do peso.
 
As dores ciáticas podem ser um grande problema em qualquer idade, por isso o tratamento deve ser obedecido e os cuidados necessários devem ser aplicados. Consulte o seu médico e esteja atento aos seus esforços.
 
Para quem quer se exercitar por longos anos.
 
Fonte: Onofre

SAÚDE INFANTIL VISUAL - PRECISO USAR ÓCULOS?

Será que meu filho precisa usar óculos?

O bebê ao  nascer não tem sua visão nítida, o mundo novo que está conhecendo é embaçado e cheio de vultos. Para conseguir enxergar melhor o rosto do papai e da mamãe é preciso que ele esteja a uma distância de 45 cm da pessoa que o segura.
A visão se desenvolverá gradativamente e a partir dos seis meses o bebê já conseguirá identificar objetos e pessoas, mas o desenvolvimento neurológico da visão poderá ocorrer até os oito anos.
 
Como as crianças levam algum tempo para desenvolver totalmente as funções da visão e enxergar como um adulto. Os sinais de que terá alguma alteração visual podem ser tardios e costumam acontecer mais quando a criança começa o período escolar, causando dificuldade de aprendizado e, em alguns, casos já irreversíveis.
As doenças que mais afetam as crianças são:
  • Hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto);
  • Miopia (dificuldade para enxergar de longe);
  • Astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e de longe);
  • Estrabismo (desalinhamento dos olhos).
Quando a criança não está indo bem nos estudos, os pais logo pensam que seja falta de atenção e interesse, por isso acabam procurando ajuda de algum especialista. Mas o que ocorre na verdade é que a criança não consegue se concentrar por não enxergar e é preciso que os pais tenham atenção nisso. Pela pouca idade a criança não sabe expressar bem e falar sobre essa dificuldade. Os pais podem notar, no comportamento do filho, que ele tem algum problema de visão, por isso fique atento a eles, que são:
  • Dores de cabeça
As dores de cabeça nas crianças não são comuns, principalmente quando ela faz alguma atividade que requer um esforço a mais dos olhos, por exemplo, quando voltam da escola, lendo um livro e fazendo o dever de casa. Fique atento a este sintoma;
  • Assistir televisão
Se a criança senta muito perto da televisão pode ser um sintoma de que não está enxergando bem, por isso se você perceber que seu filho aproxima as coisas quando precisa enxergar um livro ou mesmo jogar um game, o questione sobre o fato;
  • Andar de cabeça baixa
Note se o seu filho anda com a cabeça baixa, pois nos casos do estrabismo a criança costuma ter visão dupla, então usa esse recurso para evitar quedas;
  • Lacrimejar excessivamente
Algumas crianças não fecham os olhos completamente ao dormir, isso leva a um ressecamento noturno, por isso durante o dia para lubrificar os olhos começam a lacrimejar espontaneamente, causando dificuldade para enxergar. Preste atenção também se a criança coça muito os olhos, são sinais de que há algo errado com a visão do pequeno;
  • Dificuldade de leitura
Quando seu filho estiver fazendo alguma atividade ou lendo um livro, se atente ao modo de leitura, se já for alfabetizado e se perder com as palavras ou pular linhas, pode ser um sinal de que há algum problema, se atente também se ele usa os dedinhos para acompanhar a leitura, isso pode ser um sinal de ambliopia, uma síndrome que faz as letras e as palavras parecerem muito próximas;
  • Sensibilidade à luz
Muitas crianças se sentem muito incomodadas com a luz quando estão em um ambiente bastante iluminado, isso pode ser um sintoma de um tipo de estrabismo.  Outro comportamento comum é quando a criança tem o costume de tapar um olho para enxergar com apenas um, que seria o olho “bom”.
Todos esses sintomas precisam ser avaliados pelo oftalmologista para que ele dê o diagnóstico de que o seu filho realmente tem algum problema. Caso ele precise usar óculos, o trate como algo bom para que ele se acostume e não fique traumatizado com o uso do acessório.
Para os pequenos enxergarem todos os momentos da vida.
Fonte: Onofre

ESCOVA DENTAL - SAIBA COMPRAR CORRETAMENTE

Escova dental: Saiba como escolher, cuidar e quando trocar a sua.

As opções disponíveis de escovas dentais são diversas, por esse motivo muitas pessoas acabam escolhendo as que combinam mais com seu estilo, deixando de lado a importância de escolher a mais adequada, para uma escovação correta.
 
Para que não haja mais erros, vamos fazer um guia de como escolher, cuidar e quando trocar a escova dental.

Como escolher?

Antes de escolher sua escova dental é importante que um dentista seja consultado para que ele aponte qual a mais indicada para você. Especialistas informam que as pessoas devem optar pelas escovas que tem as cerdas mais macias e cabeça pequena, para conseguir alcançar os lugares com acesso mais difícil da boca e por removerem de forma mais eficiente a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. As escovas com cerdas duras podem machucar a gengiva e ainda desgastar os dentes causando sensibilidade.

As escovas elétricas são uma boa opção, mas é preciso que o hábito de usar a escova normal não seja abandonado para não perder a habilidade de usá-las. Para escolher a escova das crianças, deve ser seguida a mesma regra, cerdas macias e cabeça pequena, atenção também ao cabo, que precisa ser emborrachado para não ocorrer acidente algum.
 
Como higienizar?
Os cuidados para conservar a escova dental são simples e bem práticos. O mais importante é entre um uso e outro guardá-la seca e evitar deixá-la em cima de alguma superfície úmida, pois mantê-la úmida pode aumentar a proliferação dos germes, fungos e bactérias.
 
Após a escovação, enxágue em água corrente e seque-a. Para guardar, os recipientes mais recomendados são os que a deixam em pé e com esferas que possam evitar o contato com outras escovas.
 
Quando trocar?
É preciso ficar atenta com as escovas dentais de todos da família, pois muitas pessoas têm o hábito de demorar muito tempo para trocá-las e isso acaba prejudicando o resultado da escovação.
 
Os especialistas informam que o período ideal para trocar a escova dental é a cada três meses, após esse prazo as cerdas já estão desgastadas e não tem a mesma eficiência das novas. É indicado também que após alguma doença causada por vírus ou bactérias, como resfriados ou infecção na garganta a escova seja trocada, pois esses agentes podem ter ficado alojados nas cerdas, podendo infectar novamente.
 
Uma boa escovação não é feita apenas com o uso da escova dental, é preciso que seja aliado o uso do fio dental e do enxaguante bucal. Frequentar regularmente o consultório do dentista, além de muito importante, é uma forma de manter o sorriso sempre bonito e saudável.
 
Fonte: Onofre

ÁCAROS - SAIBA EVITÁ-LOS

Conviver com aquele cheiro de pó não é nada agradável, espirra daqui, espirra dali e a coceira no nariz não passa, o pior é quando, mesmo depois de uma limpeza pesada no ambiente, a coceira e os espirros não vão embora, isso é um mau sinal, pode indicar a presença de ácaros.
 
 
Os ácaros são seres microscópicos que pertencem à mesma família dos carrapatos e, por incrível que pareça, estão presentes em nossas casas. Por mais que não os vejamos, os ácaros podem fazer um estrago e tanto, principalmente em nossa saúde.
 
Atualmente há mais de 48 mil espécies de ácaros diferentes habitando em vários locais diferentes, existem até mesmo os ácaros aquáticos, porém os que causam a famosa coceira e os espirros são os ácaros domésticos.
 
Esses pequenos seres habitam locais escuros, úmidos e que forneçam alimentação, que no caso de nossas casas significa colchões, travesseiros, almofadas, tapetes, carpetes e demais roupas de cama, além de itens de pelúcia. Eles se alimentam de escamas de pele e encontram isso em abundância nos locais que habitam.
 
Em vida, suas fezes e quando morrem, seus detritos, provocam a alergia, pois há neles uma substância que é liberada no ar quando sacudimos, levantamos ou entramos em contato com as roupas de cama, toalhas e etc.
 
O principal risco dos ácaros é causar:
  • Alergias;
  • Rinite;
  • Asma alérgica;
  • Dermatite atópica.
Como os ácaros preferem viver em ambientes úmidos, não resistem às altas temperaturas e, por isso, a melhor forma de se ver livres dos ácaros é apostar na prevenção:
  • Sob o sol:
Regularmente, coloque as peças de cama sob o sol e deixe por alguns minutos, os ácaros não resistem às altas temperaturas. O sol fará com que a umidade saia e deixará a peça protegida;
  • Evite a umidade:
Toalha molhada em cima da cama, cabelo molhado sobre o travesseiro, seja qual for a atitude, evite a umidade em peças de cama, travesseiros e pelúcias;
  • Lavagem constante:
Lave as peças, pelo menos, a cada 15 dias para evitar a proliferação e o acúmulo dos ácaros;
  • Troca regular:
Faça a troca das peças a cada semana e não as misture com outras peças durante as lavagens;
  • Capas protetoras antiácaros:
Procure por capas protetoras para travesseiros e colchões que sejam antiácaros, uma maneira de deixar a roupa de cama protegida.
 
Mantenha a casa limpa e arejada, tome cuidado com a umidade e tenha sempre cuidados especiais com os alérgicos. Manter a casa longe dos ácaros pode ser uma tarefa trabalhosa, porém contribui para a saúde.
 
Para quem quer respirar ar puro, em qualquer cômodo da casa.
 
Fonte: Onofre
 

HOMEOPATIA

Bem estar e qualidade de vida são um dos benefícios que a Homeopatia promete, além de ter como foco e objetivo reequilibrar a energia vital dos pacientes.

O princípio da Homeopatia está baseado em crer que “o semelhante cura o semelhante”, por isso suas formulações e conceitos visam estimular o organismo do paciente a reagir contra a sua enfermidade.
 
 
Cada paciente é estudado, seus sintomas, hábitos, rotina, organismo em particular, para que seja desenvolvido um medicamento exclusivo para ele, alguns dizem que a homeopatia não trata doenças, mas pacientes. O tratamento é aplicado com o intuito de diminuir a ação da doença, evitando que os sintomas se agravem, enquanto o corpo humano é estimulado a reagir contra o mal.
 
Atualmente, a popularidade e aceitabilidade dos medicamentos homeopáticos tem sido maior e crescente a cada dia, porém é certo orientar que, quando as reações do organismo à doença em questão estão esgotadas, a homeopatia não é indicada, pois os medicamentos homeopáticos contêm uma mínima dose da doença a ser combatida (disso criou-se a base que, no caso da homeopatia, a cura vem de dentro para fora, pois o organismo é estimulado a reagir contra), provocam uma doença artificial.
 
Os medicamentos homeopáticos são apresentados em comprimidos, líquidos, gotas, pomadas e cremes, em pó e até mesmo em forma injetável e, como já mencionado, são manipulados exclusivamente para o paciente e todos têm as suas regras de conservação. 
 
Para conserva-los, mantenha-os longe de:
  • Calor;
  • Umidade;
  • Eletrodomésticos – por conta da energia emitida;
  • Odores.
Apesar de as informações sobre os remédios homeopáticos serem pesquisadas diariamente, antes de optar por um tratamento consulte um especialista, toda a doença, antes de tratada, deve ser diagnosticada por um médico de sua confiança.
 
Para quem quer ter mais de uma alternativa.
 
Fonte: Onofre

PRÓTESES DENTÁRIAS - SORRISO NATURAL

Próteses Dentárias: Deixe seu sorriso natural

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso cuidar dos dentes é uma forma de manter a nossa autoestima elevada; mas por vários motivos, conforme o tempo passa, os dentes podem cair, trazendo a necessidade de usar próteses, que são os substitutos dos dentes naturais e precisam de cuidados. 
As próteses, ou dentaduras, são utilizadas para substituir os dentes e podem ser fixas ou removíveis. A maioria das pessoas que utilizam as próteses é idosa e muitas vezes faltam informações sobre como cuidar de forma correta para que durem mais, pois costumam ser muito frágeis e apenas manusear de forma incorreta pode danifica-las.
Os cuidados com a prótese precisam ser diários para evitar que fiquem acumulados resíduos de alimentos e a formação da placa bacteriana, que podem mancha-la.
Veja algumas dicas para manter a sua prótese bem cuidada.
  • Higienização
Escovar a prótese com uma escova convencional pode não promover a limpeza necessária, por isso existem escovas que são desenvolvidas especialmente para elas, suas cerdas foram desenvolvidas de forma que a higienização seja completa, as curtas são para escovar a parte externa e os dentes, as longas para escovar a parte interna, pois nessa região o acesso é mais difícil se for com uma escova comum.
Procure fazer a escovação com produtos específicos, pois o creme dental comum é mais agressivo, além disso, existem produtos que podem auxiliar na higienização, que são os produtos efervescentes.
Não devemos esquecer a boca, afinal ela também precisa de cuidados, utilize uma escova macia para escovar as gengivas e faça bochechos com antissépticos bucais.
Quando for manusear a sua prótese procure fazê-lo sobre uma toalha ou recipiente com água, por ser muito frágil, se for manuseada com força ou cair, a prótese pode quebrar. Outro cuidado importante é não deixar a prótese secar, quando não for usá-la coloque-a em um recipiente com solução de limpeza (quando tirar não se esqueça de enxaguar) ou em água pura, nunca em água quente para não deformá-la.
Muitas pessoas se sentem constrangidas de dormir sem as próteses, mas esse procedimento não é recomendado, pois ao dormir a pessoa tende a pressioná-la apertando os dentes, desta forma a retenção e a estabilidade fica prejudicada, o ideal é removê-la e colocá-la assim que acordar.
No começo, as próteses podem não ficar ajustadas corretamente e precisarem de auxílio para fixar melhor, por isso o uso de fixadores pode ajudar nesse processo de adaptação ou até ao longo do uso, já que muitas pessoas podem ter dificuldade com a fixação da prótese. Lembrando que todo excesso pode ser prejudicial, por isso não exagere no uso dos produtos de fixação específicos.
Procure o seu dentista para tirar suas dúvidas e ser orientado a cerca dos procedimentos que deve seguir, pois com cuidados essenciais a prótese vai durar o tempo necessário para ser trocada ou readequada à sua boca, esse período somente o seu dentista poderá determinar.
Fonte: Onofre