sexta-feira, 26 de abril de 2013

ADOÇANTES, SAIBA COMO USAR

Adoçantes: saiba como usar
       
Quem não fica em dúvida na hora de adoçar o cafezinho com adoçante, depois de ver tantos disparos contra essa substância na mídia? Em uma semana, é o grande companheiro de quem está na luta para perder alguns quilinhos. Na outra, é apontado como colaborador para o aumento do peso e até relacionado a doenças como o câncer.
Adoçantes: saiba como usar Afinal, ele é "mocinho" ou "vilão"?

O consenso entre os especialistas diz que o adoçante traz benefícios para a saúde, desde que utilizado com moderação. "O exagero nunca faz bem. Por exemplo, uma pessoa que toma quatro latas de refrigerante diet por dia vai consumir 120 latinhas no fim do mês. A falta de equilíbrio não é um problema apenas com o adoçante, mas com a alimentação em geral", explica Celso Cukier, nutrólogo e coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

O adoçante passou a fazer parte da dieta com a evolução e a vida sedentária dos homens. Com o aumento do consumo de calorias e a pouca movimentação – coisa que não acontecia nos primórdios da civilização –, foi preciso pensar em alternativas para controlar o consumo de calorias. "Esse cenário criou o grande dilema de como conduzir a obesidade e a síndrome metabólica, que hoje já são problemas de saúde pública mundial", enfatiza o dr. Cukier. Os adoçantes vieram para tentar reduzir esse teor de ingestão calórica.

Constituídos por edulcorantes – substâncias responsáveis pelo sabor doce – os adoçantes têm poder de adoçamento extremamente maior que o do açúcar. Alguns podem ser utilizados para cozinhar por terem estabilidade suficiente para não perder o sabor doce quando expostos a alta temperatura, como o acesulfame K e a sucralose. "Por ter poder adoçante alto, de 400 a 800 vezes mais que o açúcar, a sucralose – embora seja mais cara – é a substância mais utilizada para substituir o açúcar na culinária", afirma o nutrólogo.

Doses recomendadas

O órgão que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA) recomenda que o consumo diário de adoçantes dietéticos seja de quatro a seis pacotinhos de um grama quando em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.

Então, qual a vantagem de usar adoçante em quem não tem problema de peso? Segundo o dr. Cukier, nenhuma. "Uma colher de chá de açúcar tem cerca de oito gramas, o que corresponde a 32 calorias. O que isso vai impactar realmente no seu dia entre você ganhar ou perder peso? Nada", avalia. A preocupação deve estar em diminuir a carga calórica em excesso, como doces, balas e refrigerante.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário