quinta-feira, 25 de abril de 2013

MAMÃO E SEUS BENEFÍCIOS

O mamão é considerada uma das melhores frutas do mundo devido o seu valor nutritivo e como poder medicinal.  


 

Uma fruta rica em Vitamina C, metade de um mamão pequeno tem 150 por cento do valor diário de vitamina C: Também rico em vitamina A, Tiamina (B1) Riboflavina (B2), Niacina (B3), alguns sais minerais tais como: Cálcio, Ferro, Fosforo e Potássio. Contém fibra, folato, carotenóidese sobre tudo criptoxantina (uma provitamina que pode ser convertida em vitamina A no organismo) que pode reduzir o risco de câncer de pulmão, câncer do cólon e ainda pode beneficiar a artrite reumatóide.

 Forma de Consumo

Do Fruto – O mamão é recomendado para todos e especialmente para que sofre de mal digestão, essa fruta famosa por causa da enzima papaína tornando um poderoso digestivo, diurético, laxante e emoliente. Segundo alguns especialista afirma  que para ter estes benefícios deve-se ingerido juntamente com sementes, pois acreditam que onde tem maior concentração de papaína. Outros indicam o consumo do mamão nas doenças dos intestino e estômago.

Diabetes - O mamão consumido em jejum é aconselhado contra a diabete, serve também como depurativo do sangue, putrefação intestinais, flatulência  e prisão de ventre.

Reumatismo - A polpa seca para reduzir inchações e inflamações dos pés e também para combater o reumatismo. 

Tosse - Em outras regiões fazem xarope da mamão madura, cozida ao forno com mel. Esse xarope é indicado nos casos de tosse. Recomenda-se de 3 a 4 colheres ao dia.

Na estética - Uma mascara desta fruta madura e aplicada na pele ajuda eliminar manchas, evitar o aparecimento de linhas de expressão e além de deixar a pele macia. Mas não esqueça do suco é um grande amigo do seu corpo.

 Do Látex - Em algumas regiões tropicais o látex é usado para livrar o corpo de parasitas e tratar furúnculos, verrugas, calos e para remover sardas. Para combater vermes usa uns 15 gramas do suco diluído em meia xícara (chávena) de agua misturado com mel, pode inclui suco de limão ou agua quente.

 Flores - As flores tem grande aplicação para combater rouquidão, bronquite e laringite. Uma dia, coloca-se um punhado de flores com mel numa panela , deita-se uns 250lm de agua a ferver, tapa-se. Deixe esfriar. Tome uma colher de sopa de hora em hora. Outros especialista indicam que esse mesmo xarope é indicado para problemas gástrico e resfriados.

 Sementes - As sementes comidas são recomendado contra o câncer e contra tuberculose. Comer umas 15 sementes por dia fornecem a eficazmente a excreção da bile, atuam contra os males do fígado e o estômago, mas estas sementes devem ser bem mastigadas ou bater num liquidificador com agua ou suco. Contra vermes intestinas é indicado sementes seca e moída, associar mel, também pode ser com agua, sucos e leite. Toma duas a três vezes ao dia.
 
Folhas - As folhas são usada como chá digestivo. Nos Estados Unidos as folhas são secam e moídas e é utilizada como remédio  digestivo. Na Venezuela as folhas são utilizadas contra vermes intestinais.

Raízes - As raízes do mamoeiro é aconselhado para hemorragias renais e para os nervos. Cozinhar um punhado da raiz  do mamoeiro e adoçar com mel e tomar durante o dia.

 
Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário