segunda-feira, 29 de abril de 2013

BACTÉRIAS NA COZINHA, PERIGO PARA A SAÚDE

Você sabia que a cozinha é um playground para germes... alguns utensílios domésticos possuem grande quantidade de germes e bactérias quando expostos na cozinha.
 


Qual o lugar mais perigoso da casa em termos de germes e fungos ?

A cozinha. E o mais limpo é o banheiro, porque é o que você mais limpa, mais esfrega. Na cozinha entram organismos indesejados todos os dias junto com os alimentos.

Pia da cozinha

 Qual foi a última vez que você desinfetou a pia da cozinha? Se não consegue se lembrar, é bom colocar esta pendência em sua lista de tarefas. A pia pode acumular até 100 mil vezes mais germes e bactérias que a privada. Outra dica é jogar meio copo de água sanitária no ralo da pia todo final de dia. Desse jeito não há bactéria que resista! Ao limpar a cozinha, não se esqueça da bancada: esta também pode chegar a acumular o dobro de sujeira encontrada no vaso sanitário.

Qual a correta manutenção das esponjas de limpeza?

As esponjas de cozinha devem ser trocadas a cada duas semanas, no máximo, e limpas a cada dois ou três dias. Além disso, assim que terminar de usar uma esponja, esprema-a bem e deixe secar completamente até o próximo uso.

Uma boa dica é também ter duas esponjas e alternar o uso com uma seca enquanto a outra ainda está molhada. Bactérias se desenvolvem em ambientes ou superfícies molhados e não sobrevivem por muito tempo em lugares secos.

Pano na pia

Esse pano que fica dobradinho em cima da pia tem 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa de um vaso sanitário de um banheiro público. Ele deve ser lavado todos os dias e em vez de ficar dobrado com umidade, coloque ele para secar em local ventilado.

Tábuas e colheres de madeira

O uso de tábuas e colheres de madeira é desaconselhável, uma vez que o material é poroso e difícil de ser verdadeiramente limpo. Não existe uma fórmula de matar as bactérias da madeira. Água sanitária, água quente, nada disso os mata. Tapewares ou potes de plásticos podem ser realmente desengordurados quando megulhados em uma solução com oito a 10 gotas de detergente por litro de água quente por cinco a dez minutos. Depois é só lavar como de costume. E não podemos esquecer de lavar também o escorredor de louça.

Lixeira em cima da pia

Nunca devemos deixar a lixeira em cima da pia. Ela deve estar sempre no chão e o saco de lixo precisa ser trocado todos os dias. Para desinfetar as lixeiras de plástico Dr. Bactéria indica uma solução de água sanitária ou lisoforme, se for de ferro somente a água sanitária. 'Em relação à geladeira, evite guardar coisas que não serão consumidas. Para desinfetá-la use somente vinagre e depois passe bicarbonato de sódio para tirar o cheiro', observa.

Formiga

Se tiver um delicioso bolo com uma inocente formiguinha você come? Sim. E se tiver uma barata? Não. Então, se você matar uma barata e deixar no meio de sua cozinha, no dia seguinte onde foi parar a barata? Pois é, a formiga comeu. E essa formiga que comeu a barata é a mesma que vai para o bolo. Então você não pode comer a barata direto, pode comer por tabela. Por isso que a formiga é altamente contaminada

O chão da cozinha

Para limpar o chão da cozinha, devemos passar um pano umedecido com a solução com detergente e depois com água sanitária. 'Nunca utilize as duas soluções juntas, ao mesmo tempo, pois uma anula o efeito da outra. É preciso ser uma após a outra'.

Fonte: Roberto Figueiredo - biomédico

Nenhum comentário:

Postar um comentário