sexta-feira, 26 de abril de 2013

IOGURTE - UM PODEROSO ALIMENTO ALIADO A SAÚDE

Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio – muito cálcio. Tudo isso dentro do potinho, para comer de colherada e no sabor que você quiser: do tradicional morango, passando por baunilha, mamão e nozes.
 
Iogurte: poderoso alimento
 
Esse é o iogurte, um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bacteria benéfica.
 
Esses microorganismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino. Acredita-se que o alimento começou a ser consumido há mais de 3 mil anos pelos povos nômades, que utilizavam conhecimentos milenares para conservar alimentos perecíveis.
 
De sabor levemente azedo, o iogurte caiu no gosto de boa parcela dos consumidores quando passou a ser aromatizado. "A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o iogurte na sua forma natural", conta Julieta Regina Moraes, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Benefícios a cada colherada

O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura. "Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos", explica Elaine Cristina de Oliveira, nutricionista do HIAE.
 
Confira os nutrientes encontrados nessa iguaria.
  • Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
  • Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
  • Vitamina A: restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.
  • Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais.

Probióticos: amigos do intestino

Outro benefício do iogurte é a grande quantidade de probióticos, que contém lactobacillus e bifidobacterias. Esses microorganismos estão presentes, ainda, nos leites fermentados, sobremesas lácteas, sorvetes e diversos tipos de queijo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos têm efeitos benéficos à saúde.
 
Conheça os vários tipos de iogurte e decida qual é o melhor para você.
  • Natural: resultado da fermentação do leite, não tem adições além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos na embalagem.
  • Com aromas, polpas ou pedaços de frutas: é incrementado com frutas das mais diversas formas: frescas, congeladas, em conservadas ou em compota, além de mel, café, cacau e especiarias. Alguns iogurtes também recebem adição de sementes ou parte de sementes, como as do maracujá.
  • Para beber: depois de coagulado, fica menos consistente.
  • Light: tem 25% de redução em algum de seus componentes, contribuindo para diminuir o valor calórico total.
  • Diet: sua composição apresenta restrição total de açúcares ou de outros componentes.
  • Desnatado: considerado iogurte magro, tem teor reduzido de lipídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário