sexta-feira, 26 de abril de 2013

CRIANÇAS X CONSUMO DE DOCES

O consumo de chocolate e doces de um modo geral, não deve ser estimulado pelos pais.

 

 "É difícil proibir já que é um alimento saboroso", afirma a nutricionista. Uma boa saída é o diálogo. É importante que os pais conversem com as crianças e expliquem sobre a necessidade de uma boa alimentação. Dizer que elas estão em fase de crescimento, que precisam de diversos nutrientes e que o chocolate e doces não tem todas as substâncias de que ela necessita, são argumentos fortes que ajudam a convencer a turma.
 
Substituir refeições por chocolate é outra atitude a ser proibida pelos pais. "O ideal é que o produto seja liberado em quantidades e frequência controladas", enfatiza a nutricionista. Atenção também à saúde bucal dos pequenos. O consumo de doces pode contribuir para o aparecimento de cáries. Assim, é bom estar de olho na escovação dos dentes após a deliciosa sobremesa.
 
Evite doces e chocolates até o primeiro ano de vida. Nos primeiros seis meses, o bebê só precisa do leite materno, que contém quantidade de lactose (açúcar específico do leite) e outros nutrientes na quantidade necessária para o recém-nascido. A partir dos seis meses, sucos e papinhas podem ser introduzidos na alimentação do bebê, mas sem adição de qualquer tipo de açúcar. Dessa maneira, a criança não desenvolve o hábito ao sabor doce.

Quem tem diabetes, seja criança ou adulto, fique atento.

Pessoas que sofrem de diabetes devem ficar atentas ao consumo de glicose e sacarose, açúcares rapidamente absorvidos pelo organismo. Por isso, mesmo que os produtos sejam ligths ou diets é importante ler com atenção o rótulo para observar qual é o teor de açúcar no alimento.
 
De um modo geral, a orientação é evitar todos os tipos de doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas e pães. Frutas devem ser consumidas com frequência substituindo sobremesas com alto teor de açúcar. Consultar um nutricionista é imprescindível para que o diabético possa seguir uma dieta saudável.
 
Fonte: Rosana Cardoso, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário