segunda-feira, 22 de abril de 2013

BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO X PESO

Benefícios do vinho tinto não ajudam quem está acima do peso

 
Pesquisa revelou que a obesidade bloqueia todas as vantagens das substâncias benéficas da bebida.
Crédito: Thinkstock
Os benefícios do consumo de vinho se dão pela quantidade de polifenois contidos na bebida, que são substâncias antioxidantes que protegem o coração, reduzindo o colesterol ruim e combatendo a degeneração celular. O vinho também já foi revelado até como um auxiliar na prevenção de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de câncer, no emagrecimento, entre outros benefícios.
O mais importante (e potente) polifenol encontrado no vinho é o resveratrol, composto oriundo das cascas das uvas que tem efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento. Entretanto, todos esses benefícios descritos acima podem não ser bem aproveitados quando a pessoa que consome o vinho está acima do peso, conforme foi revelado em uma nova pesquisa dinamarquesa divulgada no Daily Mail.
O estudo mostrou que, apesar de avaliações realizadas em tubos de ensaio tinham sugerido que o resveratrol tinha um efeito na obesidade, diabetes, tensão arterial elevada e o colesterol alto, a substância não causou nenhuma mudança na saúde de 24 obesos, somente em pessoas saudáveis.
Para chegar a essa conclusão, a pesquisa, realizada pelo Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, ofereceu a 12 homens suplementos com altas doses de resveratrol e a outros 12 opções de um placebo durante quatro semanas. Todos eles estavam acima do peso. Neste período, foi monitorada a sensibilidade à insulina dos participantes, a pressão arterial, o nível de colesterol e o gasto energético de repouso.
Crédito: Thinkstock
Dessa forma, os pesquisadores descobriram que houve uma diminuição insignificante na sensibilidade à insulina e nenhuma alteração na pressão arterial, colesterol e gasto energético de repouso.
Segundo os cientistas, a ausência de efeito discorda de dados anteriores obtidos e levanta dúvidas sobre a justificação de resveratrol como um suplemento nutricional para os humanos.
A pesquisa contradiz relatórios anteriores que mostraram que a vida de roedores de laboratório, incluindo animais idosos, obesos, e até mesmo ratos diabéticos, podia ser prorrogada uma dieta suplementada com a substância. Presumiu-se que ela poderia funcionar da mesma forma para os seres humanos.
Porém, um defensor do resveratrol, o estudioso Dr. David Sinclair, da Harvard Medical School, afirmou que a substância tem sim um poder antienvelhecimento.
No mês passado, ele e sua equipe mostraram que o resveratrol possui efeitos potentes porque estimula a produção de uma substância chamada SIRT1, que acelera a produção de energia celular de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário