sábado, 27 de abril de 2013

ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

Cuidados com a mãos. Quem já não ouviu a velha frase: as mãos denunciam a idade? Pois ela não é mito, mas uma constatação. “As mãos são um marcador da idade. Por isso, exigem cuidados especiais para retardar o envelhecimento”, explicou a dermatologista, Mônica Linhares.
 
Não adianta cuidar do rosto e do corpo e esquecer das mãos. Expostas constantemente a fatores agressores, elas precisam de atenção redobrada.
 
 
 
Com o passar do tempo, a pele do dorso das mãos fica flácida, desidratada, perde elasticidade e as marcas do tempo ficam muito nítidas. Além do mais, dependendo da predisposição de cada pessoa, surgem as chamadas manchas senis, que colaboram ainda mais com o envelhecimento. No entanto, é impossível determinar exatamente quando as mãos começam a envelhecer. Existem pessoas que antes dos 50 anos já apresentam mãos enrugadas e com manchas senis, devido, principalmente, à exposição exagerada ao sol sem o uso de bloqueadores.
 
É importante ressaltar que a ação do sol na pele é cumulativa e seus efeitos só são percebidos anos mais tarde. Fatores hereditários, algumas patologias, fumo e até o estresse aceleram o processo de envelhecimento. “A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, que pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa”, exemplificou a dermatologista.

CUIDADOS BÁSICOS:
Alguns procedimentos básicos podem ajudar a minimizar o envelhecimento das mãos. Quem não teve esses cuidados básicos ao longo dos anos, ainda pode contar com os benefícios dos mais diversos tratamentos estéticos para amenizar os efeitos do tempo, que devem ser iniciados a partir dos 25 anos.

* Usar luvas para manipular sabão, detergentes e agentes químicos.

* Usar filtro solar ao sair de casa, em qualquer época do ano.

* Fazer uso de hidratantes com filtro solar diariamente.

* À noite, três vezes por semana, vale passar um esfoliante, manipulado por um dermatologista e, em seguida, aplicar um creme rico em colágeno.

* Para quem precisa remover manchas, uma boa sugestão são os “peelings” de ácidos e a crioterapia, que queima as manchas com “spray” de nitrogênio líquido.

* Para a pele das mãos recuperar a firmeza, é possível fazer preenchimento com polimetilmetacrilato. É feito com anestesia local e, muitas vezes, é necessário dar um retoque seis meses depois.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário