domingo, 21 de abril de 2013

OS BENEFÍCIOS DA MELÂNCIA

 A melância é um fruto rasteiro e de tamanho grande. Tem um formato arredondado (oval) com casca lisa na cor ver escura e clara (listras).

A polpa é vermelha e suculenta. Apresenta várias sementes pretas e pequenas na parte interna.    


Aproximadamente, 90% do seu corpo é composto por água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas.

É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C).     

É um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias. 

O Departamento de Agricultura norte-americano divulgou um estudo que indicava que o consumo regular de melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao corpo.

A inclusão da melancia na dieta tem como benefício ainda diminuição do colesterol e das chances de desenvolver artrite reumatoide e ortoartrite, além de proteger o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama.

Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente. Por isso, vale o sacrifício de deixá-la um tempinho fora da geladeira.



 
 
   
 
 

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário