terça-feira, 30 de abril de 2013

QUEM PILOTA O FOGÃO

Para a saúde, isso é importante. Comida feita em casa geralmente é mais saudável.

 

Talvez você esteja cozinhando mais ultimamente. Mas será que isso é mais saudável que comer fora?

No clima econômico atual, cada vez mais pessoas estão preparando suas próprias refeições. Refeições preparadas em casa são tipicamente mais saudáveis que as elaboradas em restaurantes. O quanto mais saudável vai depender de quem está preparando a comida, de onde vem a receita, e até dos pratos nos quais o alimento é servido.

Estudos mostram que a maior influência nos hábitos alimentares familiares é a pessoa responsável por comprar e preparar a comida. Esses "guardiões nutricionais", como são chamados pelos pesquisadores, influenciam mais de 70% dos alimentos ingeridos por nós, segundo um relatório publicado, em 2006, no "The Journal of the American Dietetic Association". Isso não só ocorre nas refeições caseiras, mas também no almoço das crianças, lanches comidos fora de casa, e até nos pedidos feitos pelos membros da família nos restaurantes.

Hoje em dia, os guardiões nutricionais da família podem ser a mãe ou o pai, o avô, a empregada doméstica ou a babá. Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da Cornell, afirma que essas pessoas devem estar conscientes de sua importância para a alimentação da família.

Um guardião com hábitos e escolhas alimentares pouco saudáveis tipicamente transmite esses problemas para os membros da família. Da mesma forma, os guardiões que melhoram seus hábitos podem melhorar a saúde de toda a família.

Para saber mais sobre tais guardiões, os pesquisadores da Cornell investigaram a preparação dos alimentos em 770 famílias, detalhando os métodos de preparação e os ingredientes favoritos do responsável pela cozinha. Cinco tipos diferentes surgiram:

"Cozinheiros generosos" (22%) são entusiastas em relação ao cozinhar e se especializam em "comidas de conforto", especialmente doces caseiros.

"Cozinheiros metódicos" (18%) dependem bastante de receitas, então seu preparo é fortemente influenciado pelo livro de receita utilizado.

"Cozinheiros competitivos" (13%) pensam menos na saúde e estão mais preocupados em preparar o prato mais impressionante possível.

"Cozinheiros saudáveis" (20%) geralmente servem peixe e usam ingredientes frescos, mas o sabor não é o objetivo principal.

"Cozinheiros inovadores" (19%) gostam de experimentar diferentes ingredientes, métodos de preparação e tipos de cozinha, o que tende a levar a alimentos mais saudáveis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário