segunda-feira, 29 de abril de 2013

O QUE SÃO VIROSES

As mais comuns afetam trato gastrointestinal.

 
Virose não é um termo técnico em medicina. Quando o médico diz que a criança tem uma virose, tanto pode significar que tem um resfriado comum ou uma diarreia, porque existem vírus que se alojam no trato respiratório, assim como existem os que se alojam no trato intestinal e causam diferentes sintomas.
 
O importante, porém, é que as viroses costumam ser doenças benignas, autolimitadas, que geralmente desaparecem numa semana, dez dias.

Popularmente comenta-se que virose é tudo aquilo que o médico não consegue explicar. Isso não deixa ter seu fundo de verdade, já que toda a doença que é provocada por um vírus pode mesmo ser considerada uma virose. Isso quando não se consegue descobrir o vírus que causa a doença. Quando o mesmo é identificado é que a doença tem sua denominação específica.

 As viroses mais comuns são aos do trato gastrointestinal, as que causam sintomas como diarreia e enjoo. Um exemplo é o rotavírus que provoca intensa diarreia e é fácil de fácil transmissão. Existe também o norovírus, menos comum que o rotavírus e que causa surtos de gastroenterite.

Os sintomas desse tipo de virose são semelhantes. Ambos os casos provocam diarreia, vomito, dores abdominais e pelo corpo; e febre. Em geral os sintomas duram em torno de três a cinco dias, mas dependendo da intensidade dos mesmos, eles podem causar um mal mais grave que é a desidratação, pondo em risco a vida de crianças e idosos. Nos casos mais graves é preciso repor a perda de líquidos com soro.

O contágio se dá através do contato com pessoas que estejam infectadas ou por secreções. No inverno também se contrai essas viroses, que se disseminam pelo ar nos ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário