segunda-feira, 29 de abril de 2013

OS PODERES DA SOJA

Alimento conhecido há século, além de ser rico em proteínas, lipídeos, fibras e alguns minerais e vitaminas, o alimento também pode auxiliar na prevenção de algumas doenças.
 
 
Os poderes da soja
 
 
A cada dia novas pesquisas atribuem mais qualidades à soja. Recentes estudos apontam os benefícios da leguminosa para a saúde da mulher, principalmente durante a menopausa. Isso porque a soja apresenta isoflavona em sua composição. Essa substância é considerada, por alguns pesquisadores, como um fito-hormônio, que tem ação semelhante à do estrógeno, o hormônio feminino.
 
"O consumo diário do alimento pode ajudar a amenizar os efeitos da menopausa, como calor, sudorese noturna, insônia, irritabilidade e depressão"
 
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova os benefícios da isoflavona. A substância foi testada em um grupo de 80 mulheres na menopausa com o objetivo de amenizar os sintomas: 50% delas recebeu um comprimido placebo; as demais tomaram 100 mg de isoflavona por dia.
 
Os sintomas das mulheres tratadas com o fito-hormônio diminuíram em 80%, enquanto as tratadas com placebo tiveram melhora de 12,5%. Os níveis de colesterol ruim (LDL) também diminuíram no grupo de mulheres que receberam a isoflavona.
 
Esses efeitos são igualmente percebidos quando se comparam as mulheres do Oriente com as do Ocidente. Como o consumo da soja é parte da dieta básica das orientais, seja na forma de tofu, molho ou pasta de soja, constatou-se que os sintomas da menopausa em japonesas e chinesas são de cinco a oito vezes menores do que nas mulheres ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário