sexta-feira, 26 de abril de 2013

O QUE COMER ANTES DE DORMIR

Faz mal jantar e dormir logo em seguida? E trocar a última refeição por um lanchinho? Tomar café à noite tira o sono? . Essas dúvidas acompanham o cotidiano de quem leva uma vida corrida e, às vezes, tem pouco tempo para a alimentação.
 
O que comer antes de dormir?
 
Durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. O sistema digestivo praticamente para de funcionar. Portanto, é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir. Para a dra. Gláucia Berreta Ruggeri, médica do Centro de Saúde Ocupacional do Einstein, a atenção com a alimentação deve estar presente em todas as refeições e, à noite, deve ser redobrada.
 
No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura, explica a endocrinologista. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir, como bebidas estimulantes, podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.
 
Quando se trata de fazer uma refeição antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Após esse período, o processo digestivo estará completo e serão evitadas complicações como sono agitado e pesadelos.
 
No jantar também é possível adotar opções mais leves, ao substituir uma refeição completa por sopas, saladas e até lanches naturais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário