sexta-feira, 19 de abril de 2013

REINO UNIDO - DEDOS ENRUGADOS NA ÁGUA QUENTE


Porque é que os dedos ficam enrugados na água quente?


Porque é que os dedos ficam enrugados na água quente?

A ciência pode estar perto de conseguir explicar o porquê de os dedos das mãos e dos pés ficarem enrugados depois de estarem mergulhados em água quente durante algum tempo.
Investigadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, confirmaram que os objetos molhados são mais fáceis de manusear com dedos enrugados. Os cientistas sugerem que os nossos antepassados podem ter adquirido pela primeira vez as pequenas "rugas" quando procuravam por comida em vegetação molhada ou em correntes de água.
As últimas experiências, que consistem em pedir a voluntários que peguem em berlindes imersos em água com uma mão e os depositem num recipiente com a outra mão, foram publicadas no jornal da Royak Society para a biologia. Os voluntários com os dedos enrugados conseguem completar a tarefa mais rapidamente e com mais facilidade do que os outros.
Durante muito tempo, assumiu-se que as pequenas rugas eram somente o resultado da pele a inchar na água, mas as mais recentes investigações mostraram que a causa são os vasos sanguíneos a apertarem-se em reação à água, uma resposta controlada pelo sistema nervoso do corpo e que pode atuar como uma ajuda para manusearmos objetos molhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário