quarta-feira, 24 de abril de 2013

CAFÉ FAZ BEM OU MAL PARA A SAÚDE?

Aqueles que cultivam esse hábito mandam para dentro do organismo uma série de substâncias. Entre elas sobressai a cafeína, célebre por sua ação estimulante. Mas o que aparece em maior quantidade no pequeno grão são os ácidos clorogênicos, compostos antioxidantes. A xícara ainda concentra vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro.

O café proporciona benefícios ao bebermos de 3 a 4 xícaras diárias.



Expectativa de vida

Uma investigação do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, mostra que beber de 3 a 4 xícaras faz você viver mais — o ganho na expectativa de vida é de 10% para homens e 13% para mulheres. "O resultado não surpreende. Afinal, o café é uma das maiores fontes de antioxidantes na dieta", ressalta Adriana Farah.

Conheça cinco formas tradicionais de passar o café e macetes para que a bebida faça bem para a saúde.

DIFERENTES JEITOS DE FAZER O CAFÉ

Prensa francesa
Coloca-se o pó no recipiente de vidro e, em seguida, a água quente. Depois, é só tampar com o filtro. Em alguns minutos o pistão deve ser pressionado para separar o pó da bebida já pronta.

Italiano
O pó é disposto no centro da cafeteira, que vai para o fogão. Ao entrar em ebulição, a água pressiona a bebida para a parte superior do equipamento. Também não se usa filtro.

Espresso
O café sofre uma pressão de água a 90 °C. A bebida ganha maior teor de compostos bioativos, como antioxidantes, mas também de itens que elevam o colesterol, por causa da ausência de filtro.

Turco
Quando a água começa a ferver na cafeteira turca, ela é tirada do fogo. Aí, entra o pó. A mistura é levada novamente ao fogo, mas só até a fervura ter início. Repete-se o processo três vezes.

Com coador
O pó é colocado em um filtro de papel ou pano. Depois, despeja-se água quente por cima. Assim, é possível reter as substâncias que causam o aumento do colesterol.

TRUQUES PARA APROVEITAR AS PROPRIEDADES DO CAFÉ

O melhor pó
A cor deve ser marrom-clara, parecida com a de chocolate ao leite. Isso porque o pó muito escuro indica que o café foi submetido a altas temperaturas por tempo prolongado, o que destrói seus compostos benéficos.

Armazenamento
Depois de abrir a embalagem, coloque-a em um recipiente plástico hermético. Guarde em um local fresco ou, de preferência, na geladeira. Antes de repor o pó, lave bem o pote — este deve ser de uso exclusivo do café. Evite misturar o resto de um produto com um conteúdo novo.

Qualidade da água
Se ela tiver bastante cloro e impurezas, o sabor é prejudicado. Então, opte por água filtrada ou mineral. Procure não deixá-la ferver, já que isso leva à perda de oxigênio e, como consequência, a um gosto desagradável. E, quanto maior o tempo em que o pó ficar em contato com o líquido, mais antioxidantes na sua xícara.

Na garrafa térmica
O correto mesmo é bebericar o café logo após o preparo. O motivo? A bebida começa a sofrer oxidação logo em seguida. Se for armazená-la na garrafa térmica, tente consumi-la em até 1 hora. Lembre-se de sempre higienizar o recipiente com água fervente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário