segunda-feira, 22 de abril de 2013

MASCAR CHICLETES PODE FAZER VOCÊ ENGORDAR

Pesquisadores afirmam que o consumo a inocente guloseima pode pesar na balança.

Crédito: Thinkstock
Mascar chicletes durante o dia pode ser um hábito que garante um hálito fresco e alguns quilos a mais na balança, é o que afirmam os pesquisadores americanos de acordo com o jornal The Daily Mail.
O estudo aponta que as pessoas que consomem a guloseima regularmente acabam ingerindo mais alimentos doces e ricos em calorias. O efeito parece ainda mais relevante entre aqueles que mascam chicletes de menta, pois a substância química que confere esse sabor faz com que alimentos salgados, frutas e vegetais não sejam interessantes para o paladar.
“A mudança causada pelo químico é a mesma que faz com que beber um suco de laranja após escovar os dentes tenha um gosto ruim”, explica a doutoranta Christine Swoboda, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi conduzida com 44 voluntários que foram convidados a fazer uma brincadeira em troca de comida. Entre as opções estavam pedaços de frutas e doces. Antes da primeira parte do experimento, metade dos participantes havia mascado chicletes de menta e de frutas. Analisando o comportamento das pessoas, os pesquisadores notaram que aqueles que mascaram chicletes demonstraram mais interessam em conseguir os doces do que as frutas que eram oferecidas no jogo.
No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que as gomas de mascar faziam com que as pessoas ingerissem menos refeições. No entanto, isso não representou o consumo de um menor número de calorias. Analisando os diários de dieta dos voluntários, Christine Swoboda e a pesquisadora Jennifer Temple, da Universidade de Buffalo, também nos Estados Unidos, puderam comprovar que aqueles que mascavam chicletes pouco antes das refeições, de fato, comiam menos.
E a explicação é a mesma, o sabor mentolado seria o responsável por fazer com que frutas e vegetais não parecessem interessantes ao paladar, contribuindo para um maior consumo de doces.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário