quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRISÃO DE VENTRE - INCÔMODO NA MIRA!

Alguns alimentos são imbatíveis na luta contra esse mal. Descubra como se livrar desses sintomas desagradáveis com receitas especiais.

frutas legumes verduras

 Irritação, acne e barriga inchada são alguns dos sintomas da prisão deventre. Só quem sofre com o problema conhece bem a situação. Mas a nutricionista Paula Castilho, garante ser fácil fazer o intestino voltar a funcionar como um relógio: "Basta comer mais legumes e verduras, que estimulam e regulam a função intestinal, e evitar ao máximo os alimentos industrializados". Siga as dicas da especialista e dê um basta definitivo nesse incômodo.

À parte dos hábitos alimentares, existe ainda outro conselho muito útil para quem pretende ter um funcionamento intestinal regular: o combate ao sedentarismo. Apesar de não estar provado que a prática de uma atividade física contribui diretamente para a eliminação da prisão de ventre, o exercício vai ajudar a manter a saúde e bem-estar de todo o organismo e, por isso, é sempre um benefício.

Como em todas as questões relacionadas à saúde, se a prisão de ventre não for passageira, é importante consultar um médico, que avaliará as causas da situação e indicar as melhores dietas.
 
Principais causas
 
*Erros alimentares, como dieta pobre em fibras (legumes e verduras), consumo excessivo de alimentos industrializados e refinados, além de jejum prolongado.
*Distúrbios psiquiátricos, como depressão e anorexia, e uso abusivo delaxantes.
*Alteração hormonal durante a gravidez.
 
Sintomas mais comuns
 
*Desejo frequente de evacuar, mas sem sucesso.
*Cólicas.
*Estômago inchado.
*Gases.
*Irritabilidade.
*Acne.
 
Previna-se
 
*Beba de oito a 10 copos de água por dia. A bebida ajuda na digestão dos alimentos e impede o ressecamento das fezes.
 
*Consuma alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras (preferencialmente crus e com casca), farelos (de trigo ou de arroz) e cereais integrais (aveia, granola, milho). Uma porção por dia é o suficiente.
 
*Coma frutas com o bagaço, que é rico em fibras e ajuda na formação do bolo fecal. Fazendo isso uma vez por dia, o intestino passa a funcionar com regularidade. Mamão, banana-nanica, ameixa preta, abacaxi, acerola e abacate também são boas fontes de fibras.
 
*Mastigue bem e coma devagar.
 
*Beba iogurtes com probióticos. O consumo frequente deles regula o intestino.
 
*Pratique atividade física.
 
*Modere o uso de sal.
 
*Use alho, cebola, ervas naturais e pouco óleo no preparo das refeições.
 
 
Evite:
frituras, biscoitos sem fibras, balas, chocolates e temperos prontos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário