quinta-feira, 25 de abril de 2013

ARTROSE X ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


 alimentação esta envolvida diretamente na artrose. Estudo baseado nesta relação vem demonstrando, que ter cuidado com alimentação é um dos fatores  mais importante no caso doenças reumáticas.




Quando descobrimos que temos esta doença é importante seguimos uma alimentação saudável, por fazer isto estamos a estimular o sistema imunológico e  fornecendo energia necessário para combater as doenças, inclusive a artrose.  E depois, é manter um peso adequado, principalmente para quem tem problemas nas articulações, o excesso de peso pode provocar um aumento de tensões nas articulações, causando dores nas costas, quadril, joelhos, tornozelos e pés.

 A alimentação pode  afetar nossa saúde e bem-estar. Comer alguns alimentos não adequado provocar dores, rigidez e inchaço. Segundo os alimentos que ingerimos podem desencadear ou agravar os sintomas. Já se sabe há muito tempo que certos alimentos pode provocar gota, e com o passar do tempo, verifica-se que alguns doentes com o problema  reumáticas são alérgicos ou tem intolerância a alguns alimentos, e por eliminar este alimentos os doentes sente-se grande alivio da dor, inchaço e rigidez. Por outro lado constata-se que alguns alimentos pode amenizar os sintomas e ainda prevenido o seu agravamento.

Alimentos permitidos
 
Produtos animal: Ovelha (borrego) peru, colhe e frango
Peixe: Salmão, cavala, sardinha, trutas arenque Legumes: Abóbora, alcachofra, alface, batata-doce cenoura,aipo, alho-francês, nabo, cebola, alho e couve Frutas: Ameixa, ameixa-seca, abacaxi, banana, cereja framboesa, maçã, melão, mirtilo, pêra, morango e uva Sucos  naturais: De frutas e de vegetais Cereais:Arroz, aveia, lentilhas, sésamos, (gergilim) Laticínios: Leite, queijo, iogurte, margarina de soja, leite de sésamo, (gergilim) leite de linhaça Óleos e gorduras: Óleo de linhaça, óleo de girassol e azeite de oliva Aromáticas e condimentos: Canela, gengibre, Frutos secos: Amêndoas, noz, tâmaras, Chás: Chá-verde

 
Observação: As pessoas que tem este problema de saúde devem em primeiro lugar procurar seu medico, pois eles são os mais capacitado para lhe orientar, as informações acima  previne e auxilia no tratamento.

Alimentos não permitidos ou uso com muita moderação

Produtos de origem animal: Carne de porco, gado, (principalmente os miúdos, fígados, rins) e ovos Embutidos e os enlatados: De modo geral, principalmente presuntos, fiambre, mortadela e Bacon Peixes: Mariscos e peixes defumados Legumes: Batatas, espinafre, espargo e milho-doce Cereais: Trigo, cevada, centeio e milho Frutas: Os cítricos e também seus sucos (sumos) Bebidas: Sucos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas Laticínios: Leite de vaca, queijos e manteigas Óleos e gorduras: Óleo de milho e margarina Hidratos de carbono refinados: Açúcar e farinha brancas Outros: Frutos secos, café, chá preto, alimentos com aditivos,  cacau e seus derivados (chocolates).


Observação: As pessoas que tem este problema de saúde devem em primeiro lugar procurar seu medico, pois eles são os mais capacitado para lhe orientar, as informações acima  previne e auxilia no tratamento.

Fontes de pesquisas: Reumatismo e Artrite: Patsy Westcott Guia dos alimentos e Vegetais: Jean-Claude Rodet O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray Medicina Alternativa: Carlos N. Spethmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário