sexta-feira, 26 de abril de 2013

CRIANÇA - ALERGIA ALIMENTAR

O sistema imunológico é a nossa rede de defesa, protegendo nosso corpo contra toxinas, vírus e bactérias. Às vezes, nossas defesas podem confundir algo inofensivo com algo potencialmente perigoso e desencadear uma reação imunológica “desnecessária”, chamada reação alérgica.
 
A alergia pode ser ocasionada pela hipersensibilidade a muitas substâncias diferentes, e para algumas pessoas, os alimentos é que são os vilões. Como a maior parte das alergias alimentares é detectada ainda na infância, os pais devem prestar atenção a qualquer reação anormal em seus filhos após uma refeição.
 
De acordo com a Dra. Renata Cocco, pediatra e alergista do Einstein, algumas das reações alérgicas são mais imediatas e fáceis de notar, como a vermelhidão na pele, mas muitos sintomas podem ficar ocultos: “Alterações de hábitos intestinais, como diarreia, presença de sangue ou muco nas fezes e dor abdominal podem ser sintomas de alergia alimentar e os pais devem prestar atenção se isso acontece com seus filhos”, diz a médica.

Apenas uma consulta bem detalhada com um especialista garante o diagnóstico de uma alergia alimentar, pois em muitos casos as alergias não são descobertas por exames laboratoriais.
 
A maioria das alergias é curável e não ultrapassa a infância, mas ainda assim deve ser acompanhada de perto pelos pais e especialistas desde o início dos sintomas. Uma dica importante da Dra. Renata é que não se deve pensar apenas em mudanças de dieta. “Restringir o alérgeno da vida da criança não pode ficar só na questão do alimento. Os pais precisam prestar atenção em outros tipos de produto que levam o ingrediente, como os derivados de leite, e outros tipos de produtos, como hidratantes ou remédios, que podem possuir a mesma substância em sua composição”, alerta a médica.
 
Diferença entre intoxicação, intolerância e alergia

A intoxicação, a intolerância e a alergia alimentar podem apresentar os mesmos sintomas, mas possuem causas bastante diferentes. Apenas um especialista consegue saber qual é o problema através de alguns exames.

Saiba qual a diferença entre eles:

Intoxicação alimentar: quando ingerimos alimentos contaminados por microorganismos ou produtos tóxicos, passamos por uma intoxicação.
 
Intolerância alimentar: nesse caso, o organismo é incapaz de metabolizar o alimento, seja pela falta ou pela deficiência de algumas enzimas que digerem nossa comida. A intolerância pode ser congênita ou adquirida. 

Alergia alimentar: aqui o nosso sistema imunológico se volta contra alguma substância presente no alimento, causando uma resposta que pode variar de grau de intensidade. As alergias podem apresentar sintomas leves – como uma vermelhidão na pele ou outros mais graves, como o edema de glote, que pode ser fatal.

Fonte: Dra. Renata Cocco, pediatra e alergista do Hospital Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário