quinta-feira, 11 de abril de 2013

OS ANIMAIS PODEM SONHAR

Você alguma vez já percebeu que seu cachorro ou gato se mexe enquanto dorme, ou emite sons durante o sono? Pois saiba que o bichinho pode estar sonhando. "O sonho de um gato ou cachorro pode ser influenciado pelo ambiente em que ele convive.  
 
Se o animal vive em um ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, poderá dormir pouco, se tornando estressado e solitário", afirma a psicobióloga Silvia Helena Cardoso. 

Por outro lado, os bichos que vivem em um ambiente tranquilo e recebem carinho e atenção tendem a ter o sono mais tranquilo. Ela diz ainda que é importante respeitar os animais durante o descanso. Ela ressalta que estudos mostram que o sono REM só se apresenta em aves e mamíferos, ou seja, animais de sangue quente. Entre eles estão ratos, gatos, cães, macacos e elefantes. "Experimentos com animais como répteis, por exemplo, não apresentaram indícios de sono REM", destaca Silvia.

Conforme a pesquisadora Silvia, a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. "Alguns animais grandes como elefantes, vacas e cavalos também dormem pouco, pois gastam grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos".
 
Fonte: Dra. Silvia Helena Cardoso - psicobióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário