sábado, 13 de abril de 2013

UMBIGO X BACTÉRIAS

Umbigo é um local apropriado para o desenvolvimento de mais bactérias porque tem temperatura constante. Sem higiene adequada, umbigo pode ser habitat de colônias de bactérias.

Sem higiene adequada, umbigo pode ser habitat de colônias de bactérias Foto: Getty Images
 Um time de cientistas norte-americanos da North Carolina State University descobriu que há cerca de 1400 bactérias vivendo na cavidade do umbigo humano. A notícia foi divulgada no periódico britânico Daily Mail.

Para chegar a esta constatação, os pesquisadores analisaram o umbigo de 95 voluntários e encontraram traços de 662 bactérias desconhecidas, que podem ser espécies novas e únicas. De acordo com os pesquisadores, 40 destas bactérias são inofensivas e vivem na nossa pele. A quantidade de colônias também variou de acordo com os hábitos de higiene dos voluntários, já que no umbigo do jornalista Peter Aldhous, que lava regularmente a cavidade de seu umbigo, nenhuma bactéria foi encontrada.

Todavia, o escritor Carl Zimmer, especialista em ciência, carregou consigo 53 espécies diferentes e de distintos lugares, como do oceano e do solo japonês. Os pesquisadores disseram ter interesse em estudar o umbigo porque todos temos um e raramente damos atenção a ele, sendo que pouca gente realmente higieniza esta parte do corpo, colaborando para a proliferação de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário