sábado, 13 de abril de 2013

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir o açúcar lactose, ingrediente característico do leite materno, do leite de vaca e de seus derivados. A digestão e consequente absorção da lactose depende de uma enzima, digestiva chamada lactase, produzida pelas células da mucosa do intestino delgado. Na ausência desta enzima, a lactose não é digerida e nem absorvida acarretando diversas reações no organismo, como: náuseas, diarreia, dores abdominais, gases e desconforto.

 A intensidade dos sintomas é decorrente da quantidade de lactose ingerida e da tolerância de cada pessoa. As reações podem ocorrer em minutos ou levar algumas horas.

Quando nascemos temos enzima lactase em abundância porém, com o passar dos anos sua produção diminui. A intolerância pode acometer recém-nascidos ou indivíduos adultos, permanente ou temporariamente. O tratamento consiste apenas na retirada total ou parcial de alimentos fonte de lactose da dieta.

Sendo assim, faz-se necessário realizar acompanhamento médico e nutricional em intolerantes à lactose, visando garantir a oferta de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário