sexta-feira, 12 de abril de 2013

TERCEIRA IDADE - RENOVAR A HABILITAÇÃO

Motoristas com mais de 65 anos têm dificuldades para renovar a habilitação pois aumentam as exigências, uma delas é a validade do exame médico que passa de cinco para três anos.             

No Brasil existem cerca de 13 milhões de pessoas com mais de 61 anos habilitadas a dirigir, de acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E a tendência é desse número crescer, uma vez que o aumento da expectativa e da qualidade de vida do brasileiro é fato demográfico. Portanto, daqui em diante veremos cada vez mais motoristas idosos circulando nas ruas das cidades do país. Dirigir é exercer a autonomia e independência de forma saudável até o fim da vida.

Marcos Traad, diretor-geral do Detran-PR, declarou à imprensa que no Brasil “não existe uma idade limite que obrigue o motorista a parar de dirigir. Ele pode tirar ou renovar a carteira de habilitação até quando apresentar, satisfatoriamente, as habilidades necessárias para conduzir um veículo”.

Exigências
A partir dos 65 anos as regras para renovar a CNH ficam mais severas. Isso porque se entende que o  envelhecimento leva à perda parcial da visão e diminuição dos reflexos e da capacidade de reagir e tomar decisões imediatas. Além da função visual, há a avaliação da audição, afetando o rendimento do condutor. Daí o período para renovação passar de cinco para três anos, de acordo com a validade do exame médico.

As limitações de saúde são outro agravante, o que leva à criação de regras exclusivas: “O limite pode ser abaixo de três anos para renovação e o idoso pode ter horários específicos para dirigir, somente antes do pôr-do-sol”, explica o médico Rodrigo Cassimiro, ao Do G1 Sul de Minas. Muitos, a pedido da família, não dirigem em rodovias, apenas dentro da cidade. Nas ruas é fácil encontrar idosos ao volante.

Evitar horários de maior fluxo, trechos longos e desconhecidos e não dirigir à noite, já que existe uma redução no campo visual, são as principais recomendações dos especialistas.

Renovação aos 101 anos
Em Curitiba, o aposentado Laurindo Soares de Gouveia, de 101 anos e habilitado desde 1963, conseguiu recentemente renovar sua carteira nacional de habilitação. Em seus 49 anos dirigindo, ele nunca teve multas registradas. O coordenador de habilitação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Larson Orlando, declarou à imprensa local que “motoristas idosos como Gouveia são considerados mais cuidadosos e menos imprudentes”.

Ele acrescenta que “A avaliação médica feita com ele tem o mesmo rigor exigido para os demais motoristas, ficando a critério médico eventuais restrições. A única diferença é o prazo de validade da CNH, que passa de cinco para três anos”. Portanto, não é a idade avançada que faz alguém parar de dirigir, mas sim as limitaçoes que algumas pessoas vão tendo ao longo dos anos.

4,7% dos motoristas no Estado
Para dirigir por mais tempo é aconselhável que esteja acompanhado”, afirma a geriatra. No Paraná, motoristas idosos representam 4,7% dos 4,5 milhões de condutores registrados, e a tendência é de que este percentual aumente nos próximos anos. Em Minas Gerais, dos 2,5 milhões de condutores habilitados, mais de dois milhões estão acima de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário