terça-feira, 21 de maio de 2013

AFOGAMENTO INFANTIL

A morte por afogamento é rápida e silenciosa. O fascínio que a água exerce coloca-as nas mais diversas situações de perigo. Felizmente existem formas de evitar esta tragédia. Siga sempre a regra de ouro: não perca as crianças de vista nem por um segundo!

Piscinas: perigo de afogamento E lembre-se que as crianças não se afogam apenas na época de calor. Mantenha estas regras o ano inteiro!  


Hoje sabe-se que mais de 80% dos casos de afogamento podem ser prevenidos e que nenhuma estratégia de prevenção de afogamentos é por si só suficiente para evitar este tipo de acidente e minimizar as suas consequências. 

 

ALERTE-O PARA O PERIGO
Ensine o seu filho a nadar, mas não confie que, por saber nadar, não se afoga, e eduque-o para nunca entrar na água sozinho. Explique-lhe que ter brincadeiras perigosas com outros dentro de água, como a popular 'amona', pode colocá-los em perigo. E quando estiverem dentro de água, certifique-se que os pequenos se encontram ao alcance do seu braço, para intervir rapidamente. 
 

 
As crianças e adolescentes, devem ser supervisionados sempre onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos.

Bóias e colchões insufláveis não são auxiliares de flutuação, podendo ser perigosos, porque se viram facilmente ou são levados por correntes marítimas. Coloque braçadeiras aos miúdos, mesmo quando brincam perto da água. E em águas agitadas ou profundas, vista-lhes um colete salva-vidas não insuflável, devendo ter a mesma precaução se forem andar de barco ou fazer desportos aquáticos.
 
Verifique sempre que os auxiliares de flutuação obedecem às normas de segurança europeias e que são adequados ao peso e tamanho da criança. 

Muitos pais designam os irmãos mais velhos como vigilantes dos pequenos, atitude que pode colocar ambos em perigo. Quando se apercebem da aflição dos irmãos, as crianças tendem a saltar para a água para ajudar, podendo também afogar-se. Se o seu filho se esquivar à vigilância e desaparecer, o primeiro sítio onde procurar é na piscina ou onde existir a possibilidade de ele se afogar. Não espere ouvir chapinhar ou que ele peça ajuda. Uma criança afoga-se em silêncio, não esbraceja nem grita.

Outro fator que contribui para que o afogamento seja um dos acidentes mais letais para crianças e adolescentes é que o mesmo acontece de forma rápida e silenciosa. Basta 2,5cm de água para uma criança morrer afogada.
 
Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos.
 
O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga, pois a morte por asfixia pode ocorrer em apenas 5 minutos. Por isso é tão importante que pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de crianças aprendam técnicas de primeiros socorros.
Boa parte das crianças que se afogam em piscinas está em casa sob o cuidado dos responsáveis. Um mero descuido basta para que um afogamento ocorra.
 
PREVENÇÃO:
Esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guarde-os sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças;
Mantenha cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”.
 
 
Fonte: ONG Criança Segura e APSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário