terça-feira, 28 de maio de 2013

SABER OUVIR É UMA ARTE



Nossa primeira responsabilidade é cuidar do próprio equilíbrio. Muitas vezes nos deixamos influenciar pelos outros, nos envolvemos em assuntos que não nos dizem respeito, acabamos absorvendo energias negativas sem necessidade e ficamos mal.

Calar e observar as coisas, não agir por impulso nos ajuda a conter arroubos de opinião que – em sua maioria – não estão claros o suficiente e podem causar aborrecimentos.

Saber ouvir é uma arte que evita muitos problemas. Ou você é daqueles que enquanto o outro fala fica só imaginando o que pretende dizer a fim de vencer a competição? Sim, porque a vaidade nos empurra para sempre dizer a última palavra, para deixar o interlocutor impressionado com nossa sabedoria. Essa é uma ilusão que custa caro porque faz com que você perca a oportunidade de enxergar os outros lados do assunto. Quando alguém se coloca de maneira direta, querendo esclarecer um problema e você interpreta de forma pessoal, ao invés de entender as razões do outro acaba aprofundando o desentendimento. Em qualquer situação, seria mais produtivo ouvir com atenção e analisar com calma para decidir qual a melhor atitude.

Você tem todo o direito de se afastar de pessoas negativas e sugadoras, tratando-as educadamente, sem dar-lhes intimidade. Defender-se para manter o próprio equilíbrio é bom, mas se o fazer sem discernimento, poderá estar jogando fora uma oportunidade de manter uma boa parceria, não só nos negócios como também nas amizades.

Analisar as atitudes das pessoas é necessário a fim de nos situarmos, saber como lidar com elas, mas sem julgamento. Julgar os outros pelas aparências, além de injusto, pode nos fazer cometer erros graves e arranjar problemas desagradáveis. Quando não entendemos as atitudes de alguém, o melhor a fazer é ficarmos neutros.

As pessoas sempre acabam revelando seus pontos fracos e suas dificuldades. Observar sem preconceito acaba revelando a verdade e, então, você poderá decidir como tratá-la.
A conquista do equilíbrio emocional só será possível quando buscarmos nos conhecer melhor. Olhar nossos pontos fracos com sinceridade, sem crítica, procurar melhorar, nos ajuda a desenvolver uma visão mais verdadeira do que somos.

Nós captamos e emitimos energias e a qualidade delas é que mantém nosso equilíbrio físico, mental e espiritual. As energias são neutras, nem boas nem ruins. São os nossos pensamentos que as manipulam, dão seu teor, criam formas que reagem e as tornam negativas ou positivas.

É o nosso espírito quem tem esse poder e o discernimento de fazer suas escolhas. Conquistar o equilíbrio faz com que você se sinta alegre, de bem com a vida, tenha serenidade, uma visão clara que a cada dia irá se desenvolver, abrir sua consciência, 
trazer lucidez e sabedoria. Poder viver em paz nos encoraja a enfrentar e vencer todos os desafios do caminho.

A fé em Deus e em nosso potencial de espírito eterno nos alimenta, nos faz perceber a grandeza da vida que nos mantém e a grande oportunidade que nos é dada de podermos estar aqui, vivendo as experiências renovadoras neste planeta maravilhoso, onde até os animais contribuem com nosso bem-estar. E a beleza, força maior do Universo, através da luz do sol, mantém a vida enquanto o manto das estrelas nos velam durante o sono e espíritos de luz nos inspiram, auxiliam para que estejamos em paz.

Vamos agradecer à Providência Divina tanto amor e dedicação, seguir adiante, contribuindo para uma vida melhor.


Fonte: Zibia Gasparetto - escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário