sábado, 25 de maio de 2013

ATIVIDADE FÍSICA PARA BEBÊS

Muitas mães se perguntam qual a idade ideal para que seus filhos comecem a praticar atividades físicas. A resposta é surpreendente: a partir do primeiro mês de vida!
 
Atividade física para bebês 
De acordo com a Dra. Renata Waksman, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), nessa fase os bebês estão aptos a receber alguns estímulos, como os da massagem, prática que, entre outros benefícios, aumenta o vínculo e a interação entre mãe e filho.

A tese de que o bebê deve ser provocado para realizar pequenos e suaves movimentos desde o início de sua vida pode ser facilmente comprovada na prática: os resultados dessa atividade física light atuam no desenvolvimento emocional, mental e motor da criança.

Os pais só precisam ficar atentos para que as fases de desenvolvimento dos filhos sejam respeitadas. Os estímulos devem variar de acordo com cada uma delas. Uma criança com boa saúde física e psicoafetiva brinca espontaneamente, como forma de explorar o meio, crescer e se desenvolver.

Estímulos naturais

É possível perceber essa capacidade de se relacionar com o meio já no recém-nascido: mesmo com poucos dias de vida, ele direciona seu olhar para o rosto da mãe. No primeiro mês os bebês procuram um estímulo visual que lhe interesse, pois o controle dos movimentos da cabeça já está se desenvolvendo. A partir daí, conforme a criança desenvolve o controle de tronco - normalmente adquirido por volta dos quatro meses -, passa a sentar-se com apoio e sozinha aos sete meses.

Pode começar a engatinhar por volta dos nove meses, a ficar em pé com apoio entre 10 e 11 meses, a ficar em pé sozinha próxima dos 12 meses e, a seguir, a andar com apoio e depois sem apoio.

O bebê não pode ficar restrito ao berço, apenas deitado. Ele deve ser estimulado com brinquedos, atividades e música e o fundamental: que brinque com a família. Os pais são os agentes estimuladores do brincar.
 
“Todos esses acontecimentos são estimulados pelo brincar, que nada mais é do que a exploração por meio dos sentidos e do movimento”, explica Dra. Sônia Akopian, fisiatra do Centro de Reabilitação do HIAE.

O desenvolvimento de uma criança ocorre ainda conforme a capacidade e o grau de interesse que apresenta pelos objetos e pelos acontecimentos do meio onde vive. O bebê não pode ficar restrito ao berço, apenas deitado. Ele deve ser estimulado com brinquedos, atividades e música e o fundamental: que brinque com a família. Os pais são os agentes estimuladores do brincar.

Marcos do desenvolvimento

Acompanhe abaixo as principais etapas desse processo de formação e qual o ambiente necessário para proporcionar um aprendizado saudável. Afinal, segundo Dra. Renata, “brincar é o trabalho da criança”. É pela brincadeira que se adquirem conhecimentos, se melhora o equilíbrio e a coordenação. Vale lembrar que todas as brincadeiras ou atividades nessa faixa etária devem ser realizadas com supervisão de um adulto.


Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/gravidez-e-bebe/Paginas/atividade-fisica-para-bebes.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário