segunda-feira, 20 de maio de 2013

CRECHE - A HORA DA ESCOLHA

Creche: o que avaliar na hora de escolher a ideal para o seu filho. 

Quando chega o fim da licença-maternidade, uma das alternativas para a mãe que vai voltar ao trabalho é procurar uma creche. Mas o que é preciso ter nesses locais para deixar a mãe calma e tranquila? Saber que o filho está com pessoas e local confiáveis é um benefício que se transforma em qualidade de vida. Ou seja, a vantagem é para o bebê, mas quem ganha mais é a mãe. "Essa confiança faz diferença para a mãe. Nesta fase, o bebê precisa de rotina e previsibilidade, de ser cuidado pela mesma pessoa e ter uma rotina de troca de fraldas, banho, alimentação, hora do sono, e outras atividades", explica a psicóloga Cynthia Boscovich que trabalha com crianças há 19 anos.
 
Veja abaixo uma lista de itens importantes que devem ser observados na hora de escolher a creche do filho.
 

    Instalações e espaço físico                 
 
Deve ser bem arejado, limpo e com circulação de ar. Antes de 2 anos, a criança não está com o sistema imunológico totalmente formado, portanto é importante observar os cuidados do local com a ventilação. Não se esqueça de verificar se há local adequado para o banho de sol de 15 minutos diários e, de preferência, opte por uma creche próxima de casa. Além de estabelecer um vínculo afetivo com os vizinhos, evitam-se deslocamentos diários demorados com a criança.

Para a proteção da criança, tenha atenção aos equipamentos de proteção, como redes, grades e portões. Ter um local dedicado e tranquilo para as refeições é o mais aconselhável dentro de uma creche, bem como banheiros de crianças serem separados dos banheiros de adultos. A instituição deve ter procedimentos preestabelecidos para caso de acidentes.

Equipe de cuidadores                          

De acordo com as recomendações da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, deve haver um educador para cada oito crianças de até 2 anos. Turmas com crianças de 3 anos devem ter um educador para cada 15 crianças, enquanto uma pessoa somente pode ser responsável por 20 crianças entre 4 e 6 anos. "Imagina uma mãe cuidando de oito crianças? Acho esse número alto, talvez seja melhor observar uma creche com um número menor de crianças para cada cuidador. O ideal seria uma criança para cada cuidador, ou o mínimo possível, senão vira um cuidado padronizado e cada criança tem suas necessidades específicas", explica Cynthia Boscovich.

Procure e entenda a proposta pedagógica da creche, que deve estar em forma de documento e de acordo com as ideias e princípios da família. De acordo com o Ministério da Educação, os profissionais de creche devem ter, no mínimo, formação em ensino médio com iniciação em magistério. "A creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Além de prestar cuidados físicos, ela cria condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional. Para isso, necessário se faz a presença de um nutricionista e uma enfermeira.
  
Alimentação e controle higiênico
                          
A oferta de alimentos nesta fase precisa ser feita em ambientes tranquilos, com profissionais que forneçam segurança afetiva e ajuda. "É muito importante uma dieta adequada para a faixa etária, que supra as necessidades nutricionais, que estimule o prazer do paladar e seja fonte de oportunidades de aprendizagem. A tranquilidade e a calma no ambiente durante as refeições são primordiais para a criança fazer descobertas e desenvolver sua sociabilidade com naturalidade", explica Monica Mazzo.

Em uma creche, a higiene tem papel fundamental. A limpeza deve ser realizada por uma equipe treinada, com produtos adequados que sigam as recomendações de segurança estabelecidas pelo local. "As crianças precisam transitar livremente para explorar o ambiente. Devem ser adotadas atitudes e procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção da criança na instituição. O lixo deve ser retirado diariamente dos ambientes internos e externos e a creche deve ter um plano alimentar".
 
Dê preferência aos locais onde um nutricionista cria e avalia o plano alimentar semanal das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário