quinta-feira, 23 de maio de 2013

O QUE É FOME?

A sensação de fome é universal. Mas existem diferentes manifestações de fome que são mensuradas de diferentes formas:
 
Imagem entenda
 
- Subnutrição é um termo usado para descrever o estado de pessoas cuja ingestão de alimentos não inclui uma quantidade de calorias (energia) suficiente para atender as necessidades fisiológicas mínimas para uma vida ativa. Atualmente, existem 925 milhões de pessoas subnutridas no mundo, a maioria delas em países em desenvolvimento.
 
 (Fonte: World Food Program, UN).
 
- A desnutrição é uma "má nutrição", e é mais do que apenas uma medida daquilo que comemos ou deixamos de comer. A desnutrição é caracterizada por uma ingestão inadequada de proteína, energia e micronutrientes, e por frequentes infecções e doenças. Sem uma nutrição adequada, as pessoas morrem de doenças comuns, como sarampo e diarreia. A desnutrição não é mensurada de acordo com a quantidade de alimentos ingeridos, mas partir das medidas físicas do corpo - peso e altura - e idade.
 
(Fonte: World Food Program, UN)
 
Você sabia?

Enquanto 1/3 do alimento produzido vira lixo, quase um bilhão de pessoas passam fome?
 

Dados
 
- Cerca de 1/3 de toda comida produzida para consumo humano é perdida ou desperdiçada no mundo, o que equivale a 1,3 bilhões de toneladas de comidas jogadas no lixo por ano.
 
- Estima-se que o desperdício de alimentos per capita por consumidores da Europa e da América do Norte seja de 95 -115 kg/ano, enquanto na África subsaariana e no sul e sudeste da Ásia esse número cai para 6 -11 kg/ano. (Global Food Losses and Food Waste, FAO 2011)
 
- O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO).
 
- Em 2006, dados indicavam que 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano tinham o lixo como destino no Brasil (Embrapa).
 
- Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva (Fonte: “A nutrição e o consumo consciente”, 2003, Instituto Akatu).
 
- Uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias. (Fonte: Instituto Akatu, 2004)
 
Entenda mais
 
Os alimentos são perdidos ou desperdiçados ao longo de toda a cadeia de suprimento, desde a produção agrícola inicial, passando pelo manuseio, armazenamento, processamento, distribuição, até chegar ao consumo doméstico final.
 
Em países de renda média e alta o desperdício ocorre, em grande medida, no estágio do consumo, o que significa que os alimentos são descartados mesmo quando adequados para consumo humano. Mas perdas significativas também ocorrem nos estágios iniciais da cadeia de suprimento nas regiões industrializadas.
 
Em países da baixa renda, as perdas de alimentos ocorrem principalmente nos estágios iniciais e intermediários da cadeia de suprimento, e uma quantidade bem menor de comida é desperdiçada na fase do consumo.
 
As causas das perdas e desperdício de alimentos em países de baixa renda estão relacionadas sobretudo a limitações técnicas, financeiras e de gestão nas técnicas de colheita, armazenamento, refrigeração em condições climáticas adversas, infraestrutura, embalamento e comercialização da produção. Visto que muitos pequenos produtores nos países em desenvolvimento vivem à beira da insegurança alimentar, a redução das perdas de alimentos pode ter um impacto imediato e significativo sobre seus meios de subsistência.
 
O desperdício de alimentos em países industrializados pode ser reduzido através da conscientização das indústrias alimentícias, dos varejistas e dos consumidores. É necessário encontrar um destino bom e benéfico para a comida segura que atualmente está sendo jogada fora.
 
As perdas de alimentos referem-se ao decréscimo do volume de comida própria para consumo humano que ocorre ao longo da seção da cadeia de suprimento de alimentos voltada exclusivamente à comida destinada ao consumo humano. Perdas de alimentos ocorrem durante a produção, pós-colheita e estágios de processamento na cadeia de suprimento de alimentos. (Parfitt et al., 2010). As perdas de alimento que ocorrem ao final da cadeia alimentícia (varejo e consumo final) são nomeadas como “desperdício de alimentos”, e relacionam-se ao comportamento de varejistas e consumidores. (Parfitt et al., 2010).     
 
 
Fonte: satisfeito.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário