quinta-feira, 30 de maio de 2013

SAÚDE DOS PÉS - PARTE 1

Joanete pode surgir ou piorar com o uso de sapatos de salto e bico fino. Saiba quais são os tipos de pé mais comuns e como evitar problemas.
 

Deformidades e calos persistentes devem ser avaliados por um médico.

Os pés de cada pessoa podem ser planos, ter uma curvatura mais acentuada e diferir bastante no tamanho dos dedos. Segundo os ortopedistas, não existe necessariamente um formato melhor ou mais saudável.
 
O que não pode haver são sintomas como dor, desconforto ou dificuldade para andar. Portanto, o mais indicado é comprar os sapatos à noite – quando os pés estão mais inchados – e andar com o calçado na loja, para acertar na escolha. O modelo deve se acomodar bem nos pés, deixá-los folgados, ser resistente e garantir proteção.
 
Isso significa que escolher adequadamente um sapato é o primeiro passo para prevenir calos, unhas encravadas, machucados e joanete. No dia a dia, deve-se evitar salto alto (no máximo, 3,5 cm) e bico fino, segundo o ortopedista Caio Nery e a podóloga Roseli Bueno. Ficar descalço ou de chinelo sempre que possível também é uma boa dica.
 
Estima-se que indivíduos normais em ambientes urbanos e atividades corriqueiras caminhem cerca de 120 mil quilômetros ao longo de 50 anos de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário