segunda-feira, 27 de maio de 2013

BEBÊ - DESENVOLVIMENTO DOS OLHOS


Esta é uma fase de surpresas e admiração. Tudo é novo e emocionante. E a visão é um dos elos mais importantes entre o seu bebê e esse novo mundo.
 
Mesmo no útero, os bebês sabem a diferença entre claro e escuro. Ao nascer, eles conseguem enxergar formas, acompanhando as linhas onde o claro e o escuro se encontram. Ainda assim, levam várias semanas até enxergarem a primeira cor primária: o vermelho.
 
É comum preferirem padrões de alto contraste às superfícies lisas.
 
Ofereça estímulos

A mente do bebê cresce e se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida. Uma estimulação adequada pode aumentar a curiosidade, o grau de atenção, a memória e o desenvolvimento do sistema nervoso e pode até mesmo resultar em uma auto-imagem mais positiva. Por isso, não deixe de mostrar ao seu bebê o máximo de coisas interessantes.
 
Desenvolvimento dos Olhos 
Experimente mostrar a ele formas em preto e branco - como tabuleiros de xadrez, alvos, listras e pontos. Instale móbiles e enfeites de berço. Ofereça chocalhos, blocos e animais de pelúcia. Leia muitos livros.
 
Seu bebê vai tirar proveito das imagens. E da sua companhia!
 
De olho nas fases
 
Recém-nascidos: Enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros - a distância do rosto da mãe quando está amamentando. Adoram rostos e objetos de alto contraste.

Três meses: Conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos altamente gráficos podem estimular o desenvolvimento visual.
 
Seis meses: A retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando. Podem desenvolver um interesse real por livros.
 
Um ano: O bebê está a caminho do desenvolvimento pleno. A coordenação olho-mão é aperfeiçoada através de jogos que envolvem apontar, pegar e jogar.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário