sexta-feira, 31 de maio de 2013

MULHERES FÉRTEIS E AS CORES

 

Mulheres no período fértil tendem a usar roupas vermelhas ou cor de rosa.
 
Alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual podem influenciar não apenas o humor das mulheres, mas também seu vestuário: de acordo com estudo recente, elas tendem a usar roupas vermelhas ou cor de rosa quando estão em seu período fértil.
 
 
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica (Canadá) entrevistaram 124 mulheres de 18 a 47 anos e perguntaram qual a cor da roupa que estavam usando e quando havia sido sua última menstruação – com base nesses dados, a equipe calculou o período fértil estimado, que ocorre em média de seis a 14 dias depois da menstruação. Resultado: aquelas que estavam no período fértil usavam três vezes mais roupas vermelhas ou cor-de-rosa, em comparação com as outras participantes.
 

Estudos anteriores haviam mostrado que, de modo geral, mulheres no período fértil tendem a se sentir mais atraídas por feições mais “masculinas” (barba, voz grave, queixo “quadrado”), a usar roupas que realcem mais seus atributos físicos e a sentir maior desejo sexual.

 
Embora os autores da pesquisa não tenham concluído qual a razão por trás do fenômeno das roupas vermelhas e cor-de-rosa (para isso, farão mais estudos, com uma amostragem maior), eles acreditam que mulheres em período fértil tendem a se sentir mais atraentes e, de modo consciente ou não, procuram usar roupas que chamem mais atenção e valorizem seu corpo, mesmo que não estejam necessariamente querendo a atenção de homens.
 
Outro detalhe a respeito desse fenômeno: ele é mais comum em épocas de clima frio, possivelmente porque nesses períodos é mais difícil usar outras estratégias (como roupas mais curtas ou mais “reveladoras”) para realçar atributos físicos.

Fonte: Guilherme de Souza

DESEMPREGO E EXCLUSÃO SOCIAL

Não dá para falar em desemprego sem falar em exclusão social, já que o desemprego é talvez um dois maiores fatores de exclusão social que conhecemos.
 
O desempregado (ou o subempregado, com salários que não satisfazem às suas necessidades básicas), não pode viajar, ir ao cinema, ao teatro, não pode se divertir e não pode nem estudar se qualificar para melhorar de vida. Não pode também dar boa educação aos filhos, não pode ficar doente; pois não tem recursos financeiros para se tratar, não pode ter acesso a condições dignas de habitação e muitas vezes não tem nem o que comer, há realmente uma exclusão; uma privação das necessidades físicas e / ou mentais do indivíduo. 
 
 Os efeitos de estar desempregado são em geral traumáticos, profundamente pessoais e não se restringem à perda dos rendimentos e do poder de consumo. São também altamente variáveis de acordo com personalidade, sexo, idade, classe, tipo de ocupação anterior, histórico de vida e grau de desemprego dentro da localidade imediata e/ou família. As pessoas desempregadas vivenciam problemas sociais, psicológicos e físicos. 
 
Entre os efeitos psicológicos identificados como ligados ao desemprego incluem-se resignação, autoestima negativa, desespero, vergonha, apatia, depressão, desesperança, sensação de futilidade, perda de objetivo, passividade, letargia e indiferença. Entre os efeitos sociais incluem-se pobreza, perda de status, perda de disciplina temporal e rotina diária, desagregação da vida familiar, incluindo o divórcio e várias formas de comportamento antisocial, incluindo roubo, tráfico e vandalismo.. Entre os efeitos físicos incluem-se várias formas de doença, insônia, tensão e ansiedade, resultando às vezes em embriaguez, drogas, violência intrafamiliar, maus-tratos a crianças e tentativa de suicídio. É um problema de exclusão social, que traz todas essas consequências, algumas evidentes e algumas não tão evidentes, mas que também são extremamente destrutivas. 
 
Sem emprego, a pessoa sente-se diminuída em relação às demais; seja no meio familiar ou entre os vizinhos e / ou amigos. O fato é que a desesperança de conseguir um novo emprego e a agonia de não poder dar a si mesmo e à sua família a qualidade de vida que gostaria causa infelicidade, podendo inclusive levar o indivíduo a desenvolver doenças de cunho psicológico, em casos extremos uma depressão provocada por estes fatores pode até mesmo levar ao suicídio. 
 
Sem contar que muitas vezes, o desemprego é injustamente taxado e tratado como vagabundo pela sociedade, fato que contribui e aumenta a exclusão, afetando ainda mais o lado psíquico, aumentando sua sensação de incapacidade e que ao longo prazo, o desemprego e a exclusão social podem incentivar o crime como alternativa para a "desexclusão".
 
O fato é que em geral ninguém se dá conta que se trata de um problema social que não resulta exclusiva nem prioritariamente da incapacidade ou de erros individuais, mas sobretudo das mudanças econômicas sociais e tecnológicas ocorridas na sociedade nos últimos anos.

DESEMPREGO E SUA SAÚDE

Desemprego 5 maneiras afeta sua saúde.
 
Você provavelmente sabe que o desemprego pode trazer uma série de problemas estresse, frustração e financeira, mas você que o desemprego também pode afetar a sua saúde? Uma carreira gratificante é essencial para uma vida bem equilibrada, mas, infelizmente, muitas pessoas às vezes se encontram sem emprego ou quaisquer perspectivas de emprego no futuro próximo. Aqui estão algumas maneiras que o desemprego pode afetar a sua saúde.
 
1- Depressão
Quando você se encontra desempregado e incapaz de encontrar um novo emprego, você começa a sentir sentimentos negativos, como inadequação, frustração e baixa autoestima. Esses sentimentos negativos podem se acumular e causar depressão. Antes que você perceba, você começa a se sentir como um fracasso sem nada para olhar para frente na vida. Escusado será dizer que, a depressão pode tomar um pedágio grave em sua saúde geral. Isso ajuda a saber que o desemprego pode acontecer com todo mundo, e com um pouco de perseverança, você pode eventualmente voltar à pista.
 
2 - Stress
O stress é um dos efeitos mais comuns de saúde de desemprego. O fato de que você está fora de um emprego e não conseguiu encontrar um novo é estressante o suficiente, por si só, mas isso não é provavelmente a única coisa que o mantém acordado à noite. Quando você está desempregado, tem problemas para pagar contas, dívidas e conhecer outras necessidades financeiras. Além disso, seus amigos, família ou parceiro pode também adicionar ao seu stress por lhe dizer que você pode não estar se esforçando o suficiente. Adicione o fato de que você precisa para passar um monte de tempo, esforço e dinheiro em aplicações do seu trabalho, e você provavelmente vai ser incapaz de dormir à noite, em tudo. O estresse é uma das principais causas de muitos problemas crônicos, como doenças cardíacas e pressão arterial elevada. Para ajudar você a combater o estresse durante estes tempos difíceis, para tentar obter um hobby ou aprender a praticar a meditação.
 
3 - Hábitos não saudáveis
Dinheiro e saúde podem não parecer relacionados no início, mas quando você pensa sobre isso, você precisa de alguma quantidade de dinheiro a ser saudável nos dias de hoje - a menos que você possui uma fazenda orgânica. Você precisa de dinheiro para comprar alimentos integrais e saudáveis, comprar medicamentos quando você ficar doente, tornar sua casa um ambiente bom e em algumas ocasiões, obter o direito quantidade de exercício (academia, treino equipamento). Quando você ficar desempregado, seus fundos também tornar-se limitada. Recursos limitados também pode limitar as suas opções de vida saudáveis. Por exemplo, em vez de comprar alimentos integrais orgânicos, como costumava fazer, você pode precisar de se contentar com alimentos baratos apesar de sua falta de nutrientes. Felizmente, existem muitas coisas que você pode fazer para aumentar a sua saúde que não necessitam de dinheiro, tais como corrida ou caminhada para o exercício.
 
4 - Isolamento e solidão
Como seres sociais, os humanos precisam de relações e interações com outras pessoas, a fim de prosperar. Quando você se encontra fora do trabalho, você perde o contato com seus colegas de trabalho. Socializar com os amigos também se torna menos atraente quando você está se sentindo deprimido e você não tem dinheiro suficiente para sair. Quanto mais tempo você passar sozinho, mais chances você tem de chafurdar em suas falhas. Quanto mais você se aprofunda em suas falhas, o mais triste e estressado você fica, prejudicando sua saúde no processo. Neste momento de sua vida, é muito importante para chegar aos seus entes queridos, como os membros da família e amigos, que pode emprestar-lhe apoio.
 
5 - Risco de Abuso de Substâncias
Pessoas que estão desempregadas também tendem a aumentar seu uso de substâncias. Talvez você fuma cigarros para combater o estresse, beber álcool para esquecer os seus problemas ou mesmo tomar drogas para se sentir melhor. Estes mecanismos de sobrevivência podem ser prejudiciais à sua saúde e bem-estar, por isso é melhor evitá-los.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

FRUSTAÇÃO, COMO LIDAR!

É preciso ter consciência que o nome que damos aos acontecimentos é o que determina muitos de nossos sentimentos.

"Para encarar a frustração e o fracasso comece deixando seus sentimentos virem à tona quando os sentir, não negue o que sente ao menos para você mesma, esse processo em lidar com os próprios sentimentos já é um início de superação"


O que você denomina fracasso?

Quando busca fazer algo e não dá certo? 


Resposta: É importante identificar o que ou quem tem causado esses sentimentos em você. Você já pensou sobre isso? Encontrou algo em comum? Pense a respeito. 

Será que o que tem passado, não tem te mostrado para talvez olhar para outra direção? Ou para fazer diferente, ainda que no mesmo caminho?

A dificuldade em superar situações às quais acontecem diferente das expectativas que criamos, ou criam por nós, geralmente tem origem numa educação rígida, autoritária, com muitas cobranças, deixando a nítida sensação de que tudo que se faz está errado. Isso acontece com você?
      
O importante mesmo é identificar se você tem se cobrando constantemente, sendo perfeccionista e exigente consigo mesma. Geralmente essas características levam a frustrações constantes.
      
Para encarar a frustração e o fracasso comece deixando seus sentimentos virem à tona quando os sentir, não negue o que sente ao menos para você mesma, esse processo em lidar com os próprios sentimentos já é um início de superação.
 
Afinal, só podemos superar aquilo que identificamos. Pode ser muito triste o sentimento de perda ou das coisas não acontecerem como esperávamos, porém mais dolorosa é a alienação de nossa própria fonte interna de satisfação.

Não deixe de ter esperanças. Resgate aos poucos sua força interior. Não tenha pena de si mesma, ainda que atravesse momentos difíceis. Dificuldades sempre irão existir, o que podemos mudar é a forma de enfrentá-las. Mude a maneira de enfrentar a realidade, não permitindo que te esmague ou te leve à estagnação. Enfrente uma a uma, não permitindo que nada a derrote, pois o importante é manter a capacidade de lutar, pois as resistências no fundo são interiores. E é com elas que você irá se deparar. Admita suas dificuldades, resistências, fracassos e compreenda que fazem parte do processo da vida e do crescimento interno. Aprenda com tudo isso. Olhe para traz para aprender e para frente para continuar. 

  

Fonte: Rosemeire Zago - psicóloga clínica com abordagem junguiana

 


 
 


REAÇÕES DESMEDIDAS


O que você aprendeu como perigo desde o momento em que foi concebido fica registrado como ameaça em sua máquina cerebral. Suas reações emocionais desmedidas são associações que o seu cérebro faz quando detecta algo da realidade que pode afetar seu sistema.
 
Todas as reações emocionais intensas sejam elas de extroversas ou introversas advém das nossas subpersonalidades, alter egos ou o que seja que tem um entendimento sobre perigo eminente muito diferente desse nosso eu de agora da realidade adulta, que é o eu condutor- executivo. E por mais incrível que isso possa parecer, exatamente todos nós temos inúmeros desses aspectos em plena vigência dentro do nosso psiquismo. Para acioná-los, basta ativar algum botão de associação direta com algum perigo já vivenciado, que o nosso mecanismo de defesa e de sobrevivência virá de modo cego para nos defender. Estes mecanismos de defesa vem possuído pelas personalidades do tempo que entendeu a situação agora associada pela máquina cerebral.

Somos assim: Um eu que visa e prima ser ciente de si mesmo e vários diferentes aspectos que tem percepções e ilusões sobre a realidade distorcidos, atados num tempo onde os recursos desenvolvidos ao longo da vida até o presente ainda não existiam. O processo de acesso e de dessensibilizar o funcionamento destes eus é um trabalho quase que mecânico feito em terapia cerebral. Digo quase que mecânico, porque envolve, inclusive, reprocessamento de emoções reais, porem descabidas no momento. O não cuidar dessas reações emocionais excessivas além de ativar o sistema físico levando ao estresse e a possíveis doenças recorrentes pode danificar ainda mais a confusão do olhar trazendo muito sofrimento desnecessário.

Quando o discernimento e o reprocessamento dessas subpersonalidades ocorrem, há consciência maior de que atitudes e crenças são os verdadeiros donos absolutos dos cenários de vida. Não havendo mais espaço para vitimizações, a tomada de consciência, mudanças de padrões e responsabilidade por exatamente tudo o que se cria passa a imperar.

A partir disso, podemos efetivamente mudar padrões de funcionamento em todas as áreas da vida. Após a terapia de reprocessamento cerebral, exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz facilita a transição do estado de piloto automático para o novo estado de consciência. Podemos deixar de ser robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Ter ações deliberadamente conscientes e de acordo com os reais propósitos de alma está nas mãos das pessoas que tem coragem, ousadia e humildade se rever.

Por mais que almejemos mudanças na vida, elas sempre causam medo. Sair do lugar conhecido e ousar é para poucos, mas dentro de nós sempre temos a chave que abre todas as portas. Poder olhar a vida e a si mesmo por uma diferente perspectiva traz benefícios incalculáveis. Já que estamos todos atados nessa grandiosa aventura terrestre, por que não sair do lugar que entristece e restringe ousando se conhecer e abrir espaço para viver de modo diferente do usual?


 Fonte: Silvia Malamud - Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.

QUANDO SOMOS EXPLOSIVOS DEMAIS

Todos nós poderíamos escrever livros e mais livros sobre estórias de mal entendidos, sobre engolir "sapos e lagartos", sobre as pessoas que falam e agem por impulso e sem pensar deixam profundas marcas tanto nos outros como em si próprias.

Explosivos demais...
 O fato é que, invariavelmente, sempre que alguém fala de modo impositivo a outra pessoa, um pacote repleto de imagens, emoções e de certezas cegas é direcionado com a finalidade de atingir um caminho certeiro de ataque. O problema maior é que na hora da emissão e muitas vezes até depois da mesma, há total falta de consciência sobre o derradeiro impacto causado. As palavras mal ditas são arremessadas sem a menor prudência ou cuidado para com o semelhante e devastadoramente costumam atravessar o espaço como relâmpagos explosivos estragando e danificando tudo o que estiver à frente, no caso, pessoas.


 A energia exalada nessas ocasiões é altamente letárgica. A fachada é a de impaciência, ódio, superioridade e autoritarismo. Estes costumam ser os carros-chefes deste comportamento ditatorial.

E neste pacote cognitivo, explodem-se as mais diversas emoções e palavras desmedidas que voam como uma flecha aos seus destinatários.

Depois do suposto "estouro", o mais frequente de acontecer é o arrependimento, a autopunição e a culpa, somando-se ainda aos sentimentos de inadequação. Junte ainda o pensamento comum do "Faço tudo errado..." E esta pronta a receita do conhecido pensamento: "O que foi que eu fiz!?"

A partir, de então, a autoestima do acusador, esquentado demais, vai a menos infinito. Como resultado desta triste equação, o drama relacional fica instalado permanecendo entalado na garganta e no coração de todos os envolvidos.

Vítimas e acusadores da mesma questão emocional costumam serem reflexos espelhados um do outro. O que acusa explodindo, no fundo, tem sentimento e crença de impotência para resolver algo que o perturba. Aquele que é atacado por sua vez, também se sente impotente para se expressar, pois seja o que fosse falar mediante a tamanha explosão ou viraria fumaça ou acirraria mais ainda os ânimos do acusador.

A ideia é de que tanto acusador, como vítima, pudessem rever seus mais profundos conceitos sobre resolução de conflitos. Pudessem revisitar situações onde não foram ouvidos (desamparo) ou onde talvez tivessem sido ouvidos acima de tudo e de todos (mimados). Só a partir de busca interior sincera, e de ressignificação desses conteúdos internos mal resolvidos é que se consegue perceber que na atualidade as pessoas, verdadeiramente, podem ser diferentes das pessoas do convívio lá detrás.

Nosso sistema físico é uma maquina, nossos registros cerebrais fazem parte dessa máquina. Nossos padrões de respostas automáticas para a vida vêm de registros muito primitivos que o nosso cérebro fez.

Todos nós, sem exceção, acabamos reproduzindo reações ao longo da vida que estão de acordo com as situações que a nossa máquina cerebral associa com os primeiros eventos que passamos. O que acontece e que muitas vezes dificulta as mudanças de comportamento é que o cérebro age como se fosse por camadas, ou seja, uma percepção se sobrepõe a outra quando eventos semelhantes ocorrem. Com o passar do tempo, também passamos a sofisticar nosso linguajar e estratégias mentais devido as nossas subsequentes experiências de vida. Por este motivo, o próprio intelecto desenvolvido, muitas vezes na tentativa de ajudar o sistema a sobreviver, acaba dificultando a visão clara da realidade. A imposição de aspectos racionais e mesmo emocionais defensivos, sofisticação adquirida ao longo da existência, paradoxalmente, dificulta o contato com as origens dos conflitos que como resultado geram, por exemplo, pessoas explosivas demais...

Por isso mesmo, sempre sugiro um trabalho terapêutico de abordagem direta do consciente no próprio inconsciente para que este reprocesse e reprograme, inclusive, neurologicamente, padrões defensivos de respostas danosas tanto para os outros como para si mesmo. Sempre recomendo o meu expertiz que é o EMDR, ou Brainspotting.

Enquanto não se toma uma atitude drástica promovendo mudança total para este tipo de funcionamento, a vida das pessoas, implicadas neste tema, passa a ser infernal girando repetidamente nas emoções de desconfiança, medo, ataques de fúria, mágoa, tristeza, sofrimento e insegurança.

Desgastado e traumatizado, o receptor do explosivo também corre o risco de acabar vertendo imagens impregnadas de amor, na emoção contrária.

E enquanto a mente engana, a alma vai sofrendo.

- JÁ É HORA DE ACORDAR!

Enquanto não se faz um reprocessamento efetivo, defesas emocionais, se não trabalhadas, dificultarão o livre acesso ao conhecimento imediato.
 
 
Fonte: Silvia Malamud  - Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.


FAÇA SUA ESCOLHA!

Escolha o que você quer encontrar, mas não quem...

Há milhares de anos, o ser humano tenta decifrar o tal "segredo" para realizar seus desejos e alcançar suas metas. De tempos em tempos, uma nova teoria é formulada e cria-se uma nova tentativa de explicar, de forma mais simples e detalhada, o "caminho das pedras".
 
 Escolha o que você quer encontrar, mas não quem... Este mais recente, de Ronda Byrne - resumido em três passos: "peça, acredite e receba" - foi muito bem interpretado por Aldo Novak, ao substituir essas palavras-chaves por "pense, sinta e aja". Afinal, foram certamente nossos pensamentos, sentimentos e ações que nos conduziram ao lugar onde estamos neste exato momento.
 

Então, por que não moldá-los - na medida do possível - a fim de que nos conduzam até onde, conscientemente, queremos chegar?

Dadas as devidas proporções, acredito realmente que podemos escolher o que vamos viver. Entretanto, também acredito que, para isso, alguns detalhes são extremamente importantes. O primeiro é conhecer a si mesmo. Reconhecer suas habilidades e seus potenciais tão bem quanto suas limitações e dificuldades. Isso é essencial para a noção de equilíbrio que precisamos ter entre trabalho (a nossa parte, o que deve ser feito) e merecimento (o que cabe ao Universo)!

Dito isto, fico imaginando o que faríamos se fosse criada uma fórmula eficiente e infalível para atrair e conquistar um grande amor. Que dados inseriríamos nesta fórmula para atrair a "pessoa certa"? Quem seria ela? Quem seria o grande amor no qual você apostaria a partir deste novo segredo da felicidade?

Pois se sua resposta incluiu algo como nome, sobrenome ou endereço, pode apostar que está redondamente enganado! Não vai dar certo! Isso tem mais a ver com capricho ou egoísmo, imaturidade ou ansiedade do que com amor de verdade, com consciência real.

Ou seja, enquanto você continuar desejando uma pessoa específica, com número de documento conhecido, as chances do tiro sair pela culatra serão imensas! Sabe por quê? Porque não sabemos tudo. Não conseguimos enxergar o futuro, o amanhã. Existe uma sabedoria que não alcançamos, que não dominamos. É o campo da fé, do inexplicável (pelo menos até então), da confiança na vida ou numa instância superior.

Sobretudo, é preciso aceitar que não existe algo como uma forma de bolo, onde você possa colocar ingredientes efêmeros e instáveis como cor, raça, tamanho, conta bancária, idade, cargo, entre outros. Isso não funciona! Pode mudar a qualquer momento. Então, não adianta bater o pé e gritar que você só vai ser feliz se estiver ao lado de fulano ou sicrano. Pare com esse pedido infantil e incrédulo.

Peça maior! Peça a partir de características que sejam compatíveis com sua alma. É disso que tratam os que falam sobre "almas gêmeas". Não de corpos, tão insustentáveis, mas de almas. E o que sustenta uma alma tem a ver com caráter, valores, crenças, verdades interiores, escolhas, ações, coração, energia, luz e características afins. Tem a ver, sobretudo, com o que não tocamos, mas sentimos!

Pode parecer mero enredo de música ou poesia, mas é fato. É muito mais funcional e constatável do que temos percebido. E além de tudo isso, existe outro detalhe ainda mais fundamental. Trata-se do que VOCÊ é.

De nada vai adiantar investir toda a sua energia na tentativa de viver uma linda história de amor se você nem sabe o que isso significa, se você nem imagina como se comporta quem está comprometido com beleza e entrega. Amor não tem a ver com saber conquistar alguém que te faça feliz, mas sim, com saber SER alguém capaz de fazer o outro feliz.

Fácil? Posso te garantir que não! Aprendizado para a vida toda! Mas só assim pode valer a pena! Então, em vez de "moreno, algo, bonito e bem-sucedido" ou "loira, olhos verdes, magra e inteligente", comece a pedir uma alma que se encaixe com a sua: não perfeitamente, porque o perfeito não existe, mas de forma fluida, leve e harmoniosa. Porque isso sim - fluidez, leveza e harmonia - indica que estamos no caminho certo. No caminho do amor...
 
Fonte: Rosana Braga é Palestrante, Jornalista, Consultora em Relacionamentos

COZINHA - CUIDADO COM OS ACIDENTES

A cozinha é um dos lugares da casa onde há mais riscos de acidentes. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados pequenos, mas muito importantes, na hora de utilizá-la.
 
DICAS DE SEGURANÇA
  • Em relação às panelas, a dica dos especialistas é colocar os cabos sempre voltados para dentro.
  • Em caso de acidente com óleo, nunca é recomendado jogar água na panela - nesse caso, a pessoa deve cortar a fonte do calor, desligando, por exemplo.
  • Com o botijão de gás, em caso de incêndio, é preciso ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros no 193.
  • Não é recomendado utilizar panos molhados ou luvas de pano para manusear objetos quentes - a dica é optar por luvas de silicone.
  • Optar por aventais de pano. Isso porque os aventais plásticos podem grudar na pele, em caso de queimadura. Caso isso ocorra, a dica é lavar a região queimada e não passar nenhum produto.
  • O uso do microondas também exige bastante atenção, como alertaram os especialistas. Como o aparelho agita as moléculas de água da comida e aumentam a temperatura, isso pode gerar expansão de peles ou cascas. Por isso, alimentos como ovo, tomate, batata e linguiça, por exemplo, devem ser perfurados antes de serem aquecidos.
  • No caso da água, fervê-la no microondas também exige muito cuidado. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo, como um saquinho de chá, por exemplo, inicia-se uma ebulição a 100 ºC, o que pode provocar espirros do líquido fervendo.
  • O aquecimento de certos tipos de embalagens no micro-ondas também é perigoso. Potes totalmente fechados ou objetos metálicos, por exemplo, não devem ser utilizados porque existe o risco de estourarem. A dica é observar se o pote é próprio para ser colocado no micro-ondas porque, caso não seja, pode não suportar o calor e derreter.
  • Panela de pressão - outro utensílio que causa muita preocupação na cozinha é a panela de pressão. Todas devem ter duas válvulas, uma para controlar a pressão e outra de segurança, caso a primeira pare de funcionar.
    Se depois de 10 minutos, o vapor não sair pela válvula principal, é preciso desligar o fogão porque essa obstrução é a principal causa de explosão. Além disso, não é recomendado colocar as mãos na válvula durante o cozimento para evitar queimaduras.

SAÚDE DOS PÉS - PARTE 2

A prática esportiva trouxe enormes benefícios à saúde e ao bem-estar geral, mas também aumentou a carga de trabalho nos tornozelos e pés, razão pela qual cresceu significativamente a incidência de problemas nessas regiões.
 
Ao correr, a força sobre os pés aumenta até oito vezes, e ao pular esse valor sobe para 13 vezes. Por isso, é importante cuidar bem dessa parte do corpo, porque – junto com a coluna – é ela que dá sustentação e mantém as pessoas eretas.

Formato dos pés (Foto: Arte/G1)

A especialista explicou que fazer higiene e abrasão dos calos moles, não inflamados nem infectados, é saudável – em casos graves, só um médico pode mexer no local.
 
É importante também evitar tratar problemas nos pés com pedicures, que cuidam apenas da estética. Deformidades e calos muito persistentes devem ser avaliados por um ortopedista, que pode propor palmilhas ou a troca de calçados.
 
O ideal é que, ao caminhar, os pés fiquem na posição "12h55", nem para dentro, nem paralelos, nem muito para fora. Os pés chatos, em alguns casos, podem precisar de intervenção ou palmilhas, mas não precisam necessariamente ser tratados.
 
Protetores e palmilhas ajudam a evitar calos. No caso de joanete, protetores podem aliviar a dor, mas não curam o problema. Aparelhos e separadores também não alteram esse desvio no dedão.
 
Para evitar problemas ao caminhar por longas distâncias de casa para o trabalho e vice-versa, algumas mulheres carregam dois sapatos. Assim, não perdem o conforto nem a elegância no dia a dia.

SAÚDE DOS PÉS - PARTE 1

Joanete pode surgir ou piorar com o uso de sapatos de salto e bico fino. Saiba quais são os tipos de pé mais comuns e como evitar problemas.
 

Deformidades e calos persistentes devem ser avaliados por um médico.

Os pés de cada pessoa podem ser planos, ter uma curvatura mais acentuada e diferir bastante no tamanho dos dedos. Segundo os ortopedistas, não existe necessariamente um formato melhor ou mais saudável.
 
O que não pode haver são sintomas como dor, desconforto ou dificuldade para andar. Portanto, o mais indicado é comprar os sapatos à noite – quando os pés estão mais inchados – e andar com o calçado na loja, para acertar na escolha. O modelo deve se acomodar bem nos pés, deixá-los folgados, ser resistente e garantir proteção.
 
Isso significa que escolher adequadamente um sapato é o primeiro passo para prevenir calos, unhas encravadas, machucados e joanete. No dia a dia, deve-se evitar salto alto (no máximo, 3,5 cm) e bico fino, segundo o ortopedista Caio Nery e a podóloga Roseli Bueno. Ficar descalço ou de chinelo sempre que possível também é uma boa dica.
 
Estima-se que indivíduos normais em ambientes urbanos e atividades corriqueiras caminhem cerca de 120 mil quilômetros ao longo de 50 anos de vida.


APNEIA DO SONO

Somos obrigados a hibernar algumas horas por dia e não podemos deixar de respirar por mais de alguns minutos desde o instante em que viemos ao mundo. Sem um sono revigorante, a vida se torna um fardo insuportável.
 
Nos últimos 25 anos ficou claro que a apneia do sono, uma condição que desorganiza os movimentos respiratórios, é um dos principais distúrbios do sono. Essa síndrome é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, causando apneia ou hipopneia (entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos e, por hipopneia, uma redução de 30% a 50% desse fluxo).
 
O número de episódios de apneia-hipopneia por hora de sono é chamado de índice de distúrbio respiratório. Pessoas com índices maiores do que 5 já são consideradas portadoras de apneia do sono, embora pacientes com índices de até 20 sejam raramente sintomáticos.
 
Mais de 10% da população acima de 65 anos apresentam apneia obstrutiva do sono. Num estudo publicado em 1993, entre americanos de 30 a 60 anos, 9% das mulheres e 24% dos homens apresentavam índices de distúrbio iguais ou maiores do que 5. Cerca de 2% das mulheres e 4% dos homens queixavam-se também de sonolência durante o dia.
 
Até as crianças podem apresentar apneia do sono em 1% a 3% dos casos.
 
Os sintomas mais comuns são ronco, episódios visíveis de interrupção da respiração e sono excessivo durante o dia. O ronco pode ser excessivamente alto e interferir com o sono dos outros. Portadores de sintomas mais graves costumam acordar com sensação de sufocamento, refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe e vontade de urinar.
 
A fragmentação da arquitetura do sono provoca cansaço, dificuldade de permanecer acordado durante atividades sedentárias, como conversas telefônicas ou dirigir automóvel, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã (uma das manifestações mais frequentes da síndrome).
 
Qualquer fenômeno que provoque estreitamento ou oclusão da passagem de ar pelas vias aéreas superiores pode causar apneia-hipopneia do sono: obesidade, crescimento das amígdalas, malformações da mandíbula ou da faringe, hipertrofia da língua (como ocorre na síndrome de Down), tumores, hipotonia dos músculos da faringe ou falta de coordenação dos músculos respiratórios.
 
O diagnóstico de certeza só pode ser estabelecido através da polissonografia, um exame que permite testar durante o sono os potenciais elétricos da atividade cerebral, dos batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, o movimento das pernas e outros parâmetros.
 
As consequências da apneia do sono vão além das noites mal dormidas e inconveniências com os parceiros de quarto. A mortalidade entre os portadores da síndrome é significativamente mais alta entre os que não recebem tratamento adequado ou entre
aqueles que apenas roncam sem experimentar momentos de apneia.
 
Diversos estudos mostraram que a síndrome está associada a aumento na incidência de infartos do miocárdio, derrames cerebrais e arritmias cardíacas.
 
Hipertensão arterial é encontrada em 70% a 90% dos que sofrem de apneia do sono. Ao contrário, 30% a 35% dos pacientes que apresentam hipertensão essencial são também portadores de apneia do sono.
 
O objetivo do tratamento é manter as vias aéreas permeáveis ao fluxo de ar durante a noite. O tratamento de escolha é o uso de máscara (CPAP) conectada a um compressor de ar que provoca pressão positiva para forçar sua passagem através das vias aéreas superiores, durante a noite. Os níveis de pressão da máscara devem ser ajustados individualmente depois de um estudo polissonográfico cuidadoso; pressões inadequadas podem aliviar os sintomas sem diminuir os riscos cardíacos.
 
Tratamento cirúrgico está sempre indicado para a remoção de obstáculos e correção de distúrbios anatômicos que dificultem a passagem de ar. Perda de peso, no caso de pacientes obesos, e evitar dormir na posição supina (de barriga para cima) são outras medidas úteis.
 
Um grupo de pesquisadores franceses publicou um estudo demonstrando que pacientes portadores da síndrome que usam marca-passo cardíaco, se tiverem seus marcapassos ajustados para obrigar o coração a bater 15 batidas a mais do que o ritmo medido à noite sem o uso de marca-passo, apresentarão redução significativa dos episódios noturnos de apneia.
 
Fonte: Dr. Dráuzio Varella

TRAVESSEIRO E COLCHÃO

Um terço da sua vida é gasto dormindo, sobre o colchão. Por isso, prestar atenção onde você passa a noite é fundamental para evitar dor nas costas e problemas de saúde. Cuidar do travesseiro e da posição em que você deita também é importante.
 
Peso, altura e o jeito de dormir de cada pessoa contam na hora de escolher um bom colchão e um ou mais travesseiros.  O médico,  Dr. Ivan Rocha, do Hospital das Clínicas de São Pauloparticipou ao lado do preparador físico José Rubens D'Elia, responsável por passar uma série de exercícios para prevenir a dor na coluna cervical e lombar, no pescoço e nos ombros.

Por exemplo, dormir de lado com as pernas esticadas e as mãos debaixo do travesseiro pode prejudicar diversas articulações do corpo.

Dormir de bruços ou com a barriga para a cima também pode fazer mal. Além das dores, dormir de mau jeito pode causar também lesões nos ligamentos da coluna e hérnia de disco

Para se proteger, é ideal que o travesseiro deixe a cabeça em um ângulo de 90 graus em relação aos ombros e que a pessoa use um segundo travesseiro para abraçar e outro para colocar entre as pernas (como mostra o infográfico abaixo).
 

Colchão (Foto: Arte/G1)

COMIDA JAPONESA, SAIBA MAIS!

Comida japonesa é saudável, mas é preciso cuidado com frituras e sódio.

Molho de soja, açúcar e frituras devem ser evitados para reduzir as calorias.



Saladas, comida japonesa e sucos de caixinha são algumas comidas que parecem grandes aliadas na perda de peso - a princípio, são leves e saudáveis, mas a verdade é que elas podem carregar uma grande quantidade de sal, açúcar e gordura.
 
Além disso, em alguns casos, o alimento em si não é tão calórico, mas a escolha de molhos, acompanhamentos e até das bebidas pode interferir muito no resultado final das calorias das refeições.
 
Por exemplo, no caso da comida japonesa, há muitos alimentos saudáveis, como peixes e legumes, mas há também muita fritura, sódio (no molho de soja) e açúcar (do arroz), o que aumenta muito o valor calórico da refeição, por isso é importante prestar atenção. No caso do molho de soja, por exemplo, em um jantar a pessoa pode consumir quase a recomendação diária de sódio só por causa do molho.
 
Em uma refeição de rodízio, por exemplo, pode chegar até 1.000 calorias, sendo que a recomendação em uma dieta de 2.000 calorias por dia é de 600 ou 700 calorias por refeição. Comparado a uma refeição completa do brasileiro, com arroz, feijão e bife (645 calorias), o jantar japonês, portanto, tem muito mais calorias.
 
Fonte: Dr. Alfredo Halpern - endocrinologista

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Despertar para a verdade

A vida nos desperta para a verdade. Todos desejamos progredir na vida. Crescer é muito prazeroso. O fato de nos tornarmos independentes traz dignidade. Apesar disso, há muitas pessoas que não conseguem encontrar o caminho da prosperidade e muitas são as variáveis que interferem nesse processo e criam circunstâncias para o sucesso.
Se você ainda não conseguiu o que deseja, é hora de refletir, observar e perceber a diferença que existe entre verdade e realidade. Essas palavras parecem dizer a mesma coisa; no entanto, na essência são diferentes. Suas crenças geram atitudes, interferem nas suas escolhas e trazem resultados reais que você será forçado a colher. Quando o resultado não é bom, significa que, em algum ponto, sua forma de ver está equivocada. Ao agir, você tornou real uma situação que não condiz com aquilo que é.
A vida tem leis que agem a favor do progresso do mundo e dos seres. A fartura da natureza nos indica que ela é rica e nos oferece condições de crescer. Mas para isso, teremos de interagir harmoniosamente com ela, procurando entender como essas leis funcionam, nos integrando no extenso programa de evolução que visa o benefício de todos.
A prosperidade é muito mais do que sucesso financeiro. O dinheiro é valor. Organiza a troca de mercadorias na sociedade, permite ao homem a dignidade do trabalho, do sustento da família, possibilita pesquisas que melhoram a qualidade de vida e trazem novos conhecimentos, abrindo a mente e mostrando a grandeza da vida.
Quem se integra nesse contexto, respeitando as leis divinas, fazendo a parte que lhe cabe, cooperando com a vida e compreendendo sua própria natureza, conquistará a prosperidade espiritual e se sentirá feliz, sereno, olhando as coisas como são. Enfrentará os desafios do dia a dia, que nos estimulam a sair do conforto a que nos acomodamos e seguir adiante na conquista da sabedoria. É claro que conquistar tudo isso demandará tempo. De fato, não é fácil passar pelas mudanças necessárias. Mas valerá a pena, com certeza.
Devido ao nosso comodismo e à teimosia em querer manter crenças que não nos servem mais, demoramos muito tempo para conseguir conquistar o nosso progresso. Contudo, é bom lembrar que tudo tem um tempo de validade. A vida é generosa e espera que, diante de certos fatos, despertemos para a verdade. Quando demoramos e o prazo de validade acaba, ela aciona os desafios proporcionais às nossas necessidades. A vida só o faz, porém, quando sabe que nós já temos condições para vencê-los. Portanto, pense em tudo isso e procure desenvolver suas qualidades de observação. Trabalhe em favor da sua paz, fazendo um relaxamento para diminuir a tensão. Cuide da saúde, respeitando seus limites. E, principalmente, não se deixe abater pelas desilusões. Lembre-se que elas representam a conquista da verdade e trazem sabedoria. Você está aprendendo e progredindo. Não é isso que você deseja?
Levante a cabeça e não tenha medo de ser verdadeira em suas atitudes. Se você tiver alguma dúvida, não faça nada. Espere que a vida lhe mostre o caminho. Ela sempre dá o seu recado. O que importa é banir o negativismo e sentir todas as qualidades do seu espírito – e usá-las em seu benefício.
Experimente e verá!
Fonte: Zibia Gasparetto - escritora

CONFIE NA VIDA

Confie na vida e dê um basta no negativismo!  Há momentos em que precisamos enfrentar uma situação conflitante e nos sentimos indecisos.
  
Não temos uma visão clara nem sabemos como agir. As emoções se misturam e nos confundem, a tal ponto que nossos valores verdadeiros perdem importância e as dificuldades tornam-se maiores. Quando estamos nessa encruzilhada, é hora de parar e não tomar decisões. Dê um descanso à cabeça, onde o tumulto de pensamentos conflitantes nos impede de enxergar as coisas como são. A verdade, ainda que difícil, sempre será melhor que a ilusão.

Confie na vida e relaxe. Não se impressione com os pensamentos assustadores que surgem, mas nunca vão se realizar. Mergulhe nos sentimentos e perceba quais são seus desejos íntimos e o que lhe daria bem-estar e alegria. Busque o equilíbrio. Vai descobrir que no seu coração há uma vontade forte de vencer os obstáculos e encontrar uma solução genial, que lhe devolva a autoestima e a faça sentir o próprio poder para solucionar os conflitos.
 
Os desafios surgem para estimular seu progresso e ensinar a você como a vida funciona. Ao amadurecer, vai descobrir que o Universo é regido por leis perfeitas. Além de manter o equilíbrio das energias e dos planetas, elas trabalham em favor do progresso dos seres. A evolução é fatal no processo da vida, e a mudança constante, uma necessidade. Um dia, você vai sentir que seu espírito é eterno (criado simples e ignorante, à semelhança de Deus) e estagia na Terra para desenvolver a consciência e conquistar a sabedoria. Que a reencarnação é um fato e que o esquecimento do passado é um alívio, que contribui para o sucesso dos objetivos de cada um.
 
Mas o fato é que as experiências ruins de outras vidas, embora temporariamente esquecidas, permanecem no nosso inconsciente. Mesmo atenuadas, elas nos influenciam. É preciso muito esforço e persistência para eliminarmos o negativismo nesta nova vida. É importante ficar no bem maior, exercer a generosidade e cooperar com o progresso de todos.
 
Você pode não acreditar em tudo o que estou dizendo.
 
Pode ser que ainda não tenha tido as provas dessa realidade, como eu as tive. Talvez porque ainda ignore a riqueza interior e prefira olhar para fora de si, dando mais importância ao que os outros pensam ou dizem, deixando-se levar pelas aparências. Escolher viver centrada nos problemas do mundo é mergulhar na tensão e no negativismo, atrair a maldade para a sua vida. É criar para si um campo energético favorável ao desenvolvimento de doenças crônicas de difícil diagnóstico e não ter sucesso em seus projetos.
 
Cada um tem seu tempo e suas necessidades. Um dia, porém, quando você acordar, vai se lembrar do que estou lhe contando e perceber que é mais fácil seguir adiante com inteligência que aprender pelos caminhos da dor.
 
É muito bom poder dormir em paz, confiando que, durante o sono, você pode visitar outras dimensões e renovar energias. E, depois, acordar disposta a cuidar de tudo com alegria e prazer, valorizando a beleza nas pequenas singularidades, criando momentos de simplicidade e realização.
 
Essa é minha forma de aproveitar os bons momentos com as pessoas que eu amo, que a vida colocou ao meu lado, me apoiando e trocando experiências comigo. Você não acha que vale a pena tentar esse caminho? Experimente e verá!
 
Fonte: Zibia Gasparetto - escritora

terça-feira, 28 de maio de 2013

FÉ EM TEMPOS DIFÍCEIS

Diante dos acontecimentos que estamos vivendo, torna-se necessário um esforço firme e persistente para mantermos o equilíbrio. Se nos deixarmos levar pelas ondas do desconforto e mergulharmos nos problemas que estão assolando o mundo, além de não conseguirmos melhorar a situação, também afundaremos na perturbação emocional e espiritual.
 
 
Diante de tantas injustiças e provocações da ignorância, muitas vezes nos indignamos e damos uma de heroínas, pelo menos dentro da nossa cabeça, buscando soluções nem sempre viáveis. Acabamos atormentadas sem ter o poder de resolver nada.
 
Essa situação foi prevista por vários profetas que se referiam ao fim dos tempos e, segundo meus amigos espirituais, significa uma mudança de ciclo evolutivo.
 
Agora é o momento da faxina daqueles que não querem o bem e impedem com suas energias ruins a Nova Era. Eles já estão sendo expurgados e, depois da morte do corpo, não mais reencarnarão na Terra. Estamos vivendo um momento delicado.
 
Apesar de a grande maioria das pessoas desejar o bem, ainda conservamos pontos fracos, problemas mal resolvidos de outros tempos, falta de controle mental e emocional. Com facilidade, nos deixamos envolver pelo destempero, dramatizando os problemas e nos impressionando muito com as aparências. Com raras exceções, uns mais e outros menos, conforme o nível de amadurecimento, estamos todos dentro desse conceito.
 
Acredite você ou não, essas energias tumultuadas estão à nossa volta e, pela lei de afinidade, podem invadir nosso corpo e causar sérios problemas em todas as áreas de nossas vidas. Mas isso só acontece se nos deixarmos levar pelas ideias dos outros, criticando ou querendo ensiná-los a ser melhores e com isso nos ligando exatamente ao que desejamos evitar. Nosso progresso espiritual está sendo avaliado. É hora de cada um fazer a sua parte, cuidar do seu mundo interior, observar como a vida funciona para entender um pouco mais e poder se situar melhor no presente.
 
É justo sempre termos o cuidado de nos proteger da maldade alheia utilizando todos os meios ao nosso alcance, evitando criar problemas, não se impressionando com o que os outros dizem, não interferindo na vida de ninguém e tendo a certeza de que a vida tem meios de resolver tudo muito melhor do que cada um de nós.
 
Mesmo em família, é preciso evitar confrontos e manter a paz. Quando o diálogo não é possível, é melhor não insistir. Envolva a pessoa com a luz do seu amor e peça uma
grande ajuda espiritual.
 
Esse é um momento de reflexão. Você pode fazer a diferença contribuindo para a paz, mantendo um padrão mental otimista e acreditando que leis divinas estão cuidando de tudo. O mal já nasce morto, mas enquanto está circulando, precisamos estar atentas para não sermos atingidas.
 
Cuide de seus pensamentos. Seja qual for sua crença, busque iluminação e derrame à sua volta a luz da espiritualidade com intensidade e fé. Sua vida se inundará de progresso, você atravessará esse momento delicado com segurança e, conforme a promessa divina, será um dos mansos que herdará a Terra!
 
Fonte: Zibia Gasparetto - escritora

DÊ ADEUS AO SOFRIMENTO

Conheça sua vida e dê adeus ao sofrimento. Todo poder de realização está dentro de você, mas só se exterioriza quando você toma posse e assume que é capaz. Saiba que a vida colocou dentro do seu espírito todos elementos que precisa para evoluir. Basta apenas usar.


Mas é necessário ficar atenta e sair dos condicionamentos negativos da mente. Eles estão automatizados e manifestam-se sempre que algum acontecimento lembre os fatos que lhe deram origem. São repetitivos e dão chance para a análise, para o entendimento e para a libertação.
 
A fim de que você possa dar um passo à frente, despeça-se do passado. O que aconteceu uma vez não vai acontecer de novo porque você aprendeu coisas novas, descobriu outras formas de reagir e cuidar do seu bem estar. Cultivar o passado, ainda que seja de forma inconsciente, sobrecarrega sua vida de elementos negativos.
 
É muito bom sair da rotina, ver coisa novas, experimentar emoções com naturalidade, sem esforço ou tensão, sabendo que elas fazem parte da natureza. Não se impressione. Tudo a que você dá importância passa a fazer parte da sua vida.
 
Sentir o bem e deixá-lo fluir é estar no fluxo da vida. Apreciar a beleza, a alegria de dar, de compartilhar, de distribuir é integrar- se com a vida. É aprender, é desenvolver conhecimento, trocar experiências e enriquecer o espírito.
 
A Terra é o planeta das experiências. É um grande laboratório na conquista da sabedoria, criado para desenvolver nossa consciência daquilo que já é.
 
Onde a beleza, o equilíbrio das energias, a força da vida, enfim, tudo se manifesta. Como tudo na natureza, este planeta é vivo, atuante, com função definida.
 
Integrar-se nesse fluxo com respeito, dando o melhor de si e querendo o melhor garante apoio e proteção das forças positivas do Universo. Viver é entender, descobrir, experimentar a grandeza da vida e crescer com ela. Para isso viemos e estamos aqui. Aproveite o privilégio. Você não sabe quando terá que voltar para sua casa de origem.
 
Nós viemos de uma dimensão do Universo onde a vida se processa de forma mais intensa e rápida. Conforme informações dos meus amigos espirituais, reencarnar na Terra é como vestir um escafandro e caminhar nas profundezas do mar. Há que andar mais devagar.
 
Neste mundo, para realizarmos nossos projetos, é preciso persistência, preparo, conhecimento e empenho. De acordo com nosso desempenho, as leis divinas nos respondem e assim, passo a passo, conquistamos sabedoria. “Conhecereis a verdade e ela vos tornará livres!” São palavras de Jesus. Ignorar as leis divinas nos leva a cometer erros e ao sofrimento. Nos iludimos com facilidade e pagamos o preço da aprendizagem.
 
Acreditar que a verdade da vida seja sofrimento e dor é olhar apenas as aparências. É negar que a resistência do ser ao próprio desenvolvimento seja a causa da sua dor. É ignorar a eternidade do espírito, sua caminhada na trilha da evolução para desenvolver todo seu potencial a fim de cooperar com Deus na manutenção do Universo, trabalhando em benefício de todos.
 
Pense nisso e acorde para a vida espiritual. Quanto mais se interessar em estudar a vida, ver como ela funciona, descobrir o que é, mais rápido estará dizendo adeus ao sofrimento e construindo uma vida farta, prazerosa, cheia de alegria, amor e luz.
 
Fonte: Zibia Gasparetto - Escritora

ENERGIA POSITIVA

Energia positiva atrai energia positiva!  Você se conhece? Percebe as energias que estão à sua volta? Sabe que além do seu corpo de carne você tem o corpo astral? É ele que canaliza as energias vitais para que seu corpo físico continue vivo e saudável. É através dele que as energias entram e saem e é através de seus pensamentos e crenças habituais que elas permanecem em você.
 
Quando você está triste, torna-se pessimista, tem medo de tudo, irrita-se com facilidade, mantém pensamentos negativos, acumula em seu corpo astral energias que comprometem sua saúde física, atrai doenças.
 
Além disso, exalando esse tipo de energia, você atrai para sua vida pessoas, encarnadas ou não, que pensam como você, cujas energias vão se somar aos seus problemas, aumentando seu mal-estar.
 
No início, essas energias acumulam-se só no corpo astral e, embora criem sensações desagradáveis, os médicos não descobrem as doenças. Com o tempo, elas atingem o corpo físico e só então os exames vão detectar o mal, e pode estar num estágio avançado, nem sempre curável.
 
Remédios aliviam os sintomas, mas não anulam a verdadeira causa. Ela reside na forma como você sente e vê a vida. Na importância que dá ou não ao que lhe acontece. Na qualidade de suas energias. Nunca é demais repetir isso.
 
Fala-se em merecimento e culpa, em certo e errado, em crime e castigo. Pensa-se que Deus tenha um código de ética para nos julgar. Os fatos provam que nada disso é verdade.
 
Basta perguntar: Quantas pessoas bondosas, virtuosas, sofrem tragédias dolorosas enquanto outras, consideradas “ruins”, passam a vida sem que nada de mal lhes aconteça? Se fosse por merecimento, isso não ocorreria.
 
A vida tem critérios próprios muito diferentes dos nossos. Nos vê como seres em desenvolvimento, conhece a capacidade de cada um, não exige o que as pessoas não têm condições de dar.
 
Ninguém castiga uma criança de 3 anos por não saber ler, espera a hora apropriada e a coloca na escola.
 
As pessoas “ruins” são crianças espirituais que precisam frequentar a escola do mundo para aprender. São protegidas pelas leis espirituais para que fiquem longo tempo na Terra, a fim de aproveitarem melhor a oportunidade da reencarnação.
 
As leis divinas que regem a vida trabalham em favor de evolução do espírito, através da meritocracia. A alma é perfeita em sua essência, mas cada ser precisa conquistar o próprio progresso. No início de sua criação, o espírito é ignorante e precisa desenvolver a consciência para aprender os valores éticos, espirituais, até chegar à perfeição e conquistar a sabedoria.
 
Tal amadurecimento tem um preço que é preciso pagar para obter. O valor a ser pago varia conforme as escolhas de cada um. Os que preferem ir pela inteligência, buscam conhecimento, se esforçam para melhorar, enfrentam seus desafios com coragem, seguem adiante com entusiasmo e agem no bem de todos, sofrem menos e andam mais depressa. Já os que se iludem com as coisas materiais, se apegam ao mal, carregam a descrença, fazem os outros de muletas – esses, certamente gastarão longo tempo para aprenderem a verdade e sofrerão muito mais. O sofrimento será do tamanho da resistência que eles têm de encarar a verdade.
 
Observe, reflita em tudo isso, peça em suas orações que Deus lhe mostre a verdade. Liberte-se. Não entre na maldade dos outros. Renove suas energias. Escolha o melhor para obter o melhor. Está em suas mãos construir uma vida boa, cheia de saúde, bem estar, alegria e luz. Você merece!

Fonte: Zibia Gasparetto - escritora

SABER OUVIR É UMA ARTE



Nossa primeira responsabilidade é cuidar do próprio equilíbrio. Muitas vezes nos deixamos influenciar pelos outros, nos envolvemos em assuntos que não nos dizem respeito, acabamos absorvendo energias negativas sem necessidade e ficamos mal.

Calar e observar as coisas, não agir por impulso nos ajuda a conter arroubos de opinião que – em sua maioria – não estão claros o suficiente e podem causar aborrecimentos.

Saber ouvir é uma arte que evita muitos problemas. Ou você é daqueles que enquanto o outro fala fica só imaginando o que pretende dizer a fim de vencer a competição? Sim, porque a vaidade nos empurra para sempre dizer a última palavra, para deixar o interlocutor impressionado com nossa sabedoria. Essa é uma ilusão que custa caro porque faz com que você perca a oportunidade de enxergar os outros lados do assunto. Quando alguém se coloca de maneira direta, querendo esclarecer um problema e você interpreta de forma pessoal, ao invés de entender as razões do outro acaba aprofundando o desentendimento. Em qualquer situação, seria mais produtivo ouvir com atenção e analisar com calma para decidir qual a melhor atitude.

Você tem todo o direito de se afastar de pessoas negativas e sugadoras, tratando-as educadamente, sem dar-lhes intimidade. Defender-se para manter o próprio equilíbrio é bom, mas se o fazer sem discernimento, poderá estar jogando fora uma oportunidade de manter uma boa parceria, não só nos negócios como também nas amizades.

Analisar as atitudes das pessoas é necessário a fim de nos situarmos, saber como lidar com elas, mas sem julgamento. Julgar os outros pelas aparências, além de injusto, pode nos fazer cometer erros graves e arranjar problemas desagradáveis. Quando não entendemos as atitudes de alguém, o melhor a fazer é ficarmos neutros.

As pessoas sempre acabam revelando seus pontos fracos e suas dificuldades. Observar sem preconceito acaba revelando a verdade e, então, você poderá decidir como tratá-la.
A conquista do equilíbrio emocional só será possível quando buscarmos nos conhecer melhor. Olhar nossos pontos fracos com sinceridade, sem crítica, procurar melhorar, nos ajuda a desenvolver uma visão mais verdadeira do que somos.

Nós captamos e emitimos energias e a qualidade delas é que mantém nosso equilíbrio físico, mental e espiritual. As energias são neutras, nem boas nem ruins. São os nossos pensamentos que as manipulam, dão seu teor, criam formas que reagem e as tornam negativas ou positivas.

É o nosso espírito quem tem esse poder e o discernimento de fazer suas escolhas. Conquistar o equilíbrio faz com que você se sinta alegre, de bem com a vida, tenha serenidade, uma visão clara que a cada dia irá se desenvolver, abrir sua consciência, 
trazer lucidez e sabedoria. Poder viver em paz nos encoraja a enfrentar e vencer todos os desafios do caminho.

A fé em Deus e em nosso potencial de espírito eterno nos alimenta, nos faz perceber a grandeza da vida que nos mantém e a grande oportunidade que nos é dada de podermos estar aqui, vivendo as experiências renovadoras neste planeta maravilhoso, onde até os animais contribuem com nosso bem-estar. E a beleza, força maior do Universo, através da luz do sol, mantém a vida enquanto o manto das estrelas nos velam durante o sono e espíritos de luz nos inspiram, auxiliam para que estejamos em paz.

Vamos agradecer à Providência Divina tanto amor e dedicação, seguir adiante, contribuindo para uma vida melhor.


Fonte: Zibia Gasparetto - escritora