quarta-feira, 1 de maio de 2013

APOSENTOU E AGORA?

Vejo muitas pessoas que imaginam que aposentar-se significa não fazer nada, ficar olhando o tempo passar e preparar-se para a morte. Hoje, pode ser o ponto de partida para uma nova fase na vida. Se você estiver preparado, pode ser emocionante. Nossa expectativa de vida aumentou e muito.

 
Se hoje você tem vontade de mudar de profissão, de seguir uma segunda carreira, é hora de se preparar para isso, não importa com quantos anos esteja. Muitos podem ser os motivos que nos levam a querer fazer uma coisa diferente, entre eles: o cansaço físico que uma profissão nos proporciona, o surgimento de novas oportunidades, profissões que nos atraem mais ou, ainda, a necessidade de se complementar a renda. Outro motivo que nos leva a querer mudar é descobrirmos que escolhemos uma profissão que não é a mais adequada para o nosso perfil. Isso acontece também quando nos aposentamos e queremos continuar trabalhando, porém em algo que nos dê mais prazer do que a atividade que executamos durante vários anos.
 
Experimente começar a planejar a sua segunda carreira, a pensar o que quer fazer quando não estiver mais na profissão que está exercendo atualmente. Não importa se você tem somente vinte e poucos anos. Você pode querer ter seu negócio próprio e para isso pode, por exemplo, começar a economizar. Você pode, futuramente, querer atuar em outra área de conhecimento e para tanto precisa começar a pesquisar e estudar o assunto em suas horas de folga.
 
Estamos em um processo muito dinâmico e todo momento podemos adquirir novos conhecimentos e repensar tudo o que planejamos. Porém, se você nem iniciou seu planejamento, não poderá aperfeiçoá-lo. Ao longo da vida é preciso trabalhar pensando na autonomia e independência financeira. Viva o dia de hoje, mas planeje o dia de amanhã!
 
 
Para quem não se planejou, o momento da aposentadoria vai requerer algumas medidas emergenciais:

1.  Reformular o orçamento para diminuir as despesas, já que os gastos com saúde costumam crescer neste momento da vida;

2. Adotar algumas das medidas citadas nas mídias, relacionada a gastos com moradia;

3. Avaliar a possibilidade de realizar algum trabalho remunerado, por um número de horas menor, a fim de completar a renda;

4. Não deixar de investir um pouquinho dos recursos, mas em aplicações mais conservadoras (poupança, fundos de investimento e similares), pois estes serão seus recursos para emergências;

5.  Repense a importância e o valor das coisas gratuitas. Elas também serão importantes.

Fazendo tudo isto, a sua aposentadoria será tranquila e digna, mesmo sem ter tido um planejamento prévio, que é aquilo que recomendo aos mais jovens.

 
 
Fonte: Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário